Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Iluminação no Dique recebe visita guiada com influenciadores digitais

 

Natal Salvador: Iluminação no Dique recebe visita guiada com influenciadores digitais 

 

A iluminação natalina do Dique do Tororó recebeu, na última sexta-feira (22), a visita de dez influenciadores digitais para apreciação da estrutura e divulgação da história e beleza desse que é um dos mais importantes pontos turísticos de Salvador. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) envolveu um passeio de canoagem, na modalidade Dragon Boat, que permitiu aos convidados divulgar para os seus respectivos seguidores cada detalhe da visita.  


O diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, destacou que o objetivo do passeio foi mostrar a existência de mais um ponto turístico da cidade decorado com a iluminação do Natal Salvador, que é o Dique do Tororó. “O Dique tem toda uma história que se confunde até com a fundação da cidade. Temos aqui a Arena Fonte Nova, que é também um ponto de visitação, e essa iluminação de Natal, que é lindíssima, conta com mais de cinco mil pontos de lâmpadas. Então, o passeio teve esse objetivo de divulgar o local para que mais pessoas possam vir aqui até o dia 6 de janeiro visitar e se deslumbrar com tantas belezas, as belezas naturais, as esculturas, a gastronomia local e a iluminação natalina, que foi feita com muito carinho pela nossa Diretoria de Iluminação”.  


Antes e durante o passeio, a museóloga da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Jane Palma, contou um pouco da história do Dique e das esculturas situadas no manancial. “O Dique do Tororó tem 110 mil metros cúbicos de água e cinco metros de profundidade. No século XIX, muitas lavadeiras vinham para cá para lavar roupa e muitas pessoas bebiam essa água doce. Como Salvador é uma cidade muito mística, há também outro lado, que diz respeito a um manancial natural que carrega uma energia muito grande da mãe Oxum, que é um orixá da fertilidade, pois as mulheres grávidas geram a sua criança em uma bolsa de água doce. Então, a água doce significa fertilidade”, destacou. 


Jane parabenizou, ainda, a iniciativa da Secult e da Diretoria de Turismo. “Vimos aqui uma proposta muito boa de trazer primeiro as pessoas que são, gostam e vivenciam a cidade para poder fazer esse passeio noturno maravilhoso pelas águas sagradas do Dique do Tororó, esse manancial, essas águas doces que tanto abasteceram durante muitos séculos o Tororó, Nazaré e todos os bairros que foram crescendo ao redor do Dique”.  


Experiência – Para os influenciadores digitais convidados, que costumam retratar e apresentar Salvador em seus perfis do Instagram, cada um ao seu modo, o passeio possibilitou que eles enxergassem o Dique e a Arena Fonte Nova de uma maneira diferente da que já estão acostumados.  


Para Natália Barreto, de 29 anos, do perfil Dicas com Nati (@dicascomnati), o passeio foi uma oportunidade única de conhecer Salvador com uma visão diferente. “Eu vou demonstrar isso para outras pessoas e acho que vai ser algo único. Eu não via a hora de entrar no barco e olhar a cidade de outro ângulo, vendo como a cidade está tão bonita e tão valorizada. Eu acho que sou aquela baiana raiz, de querer ir para botecos, de ver lugares e praias e de conhecer cada vez mais a minha cidade”, relatou. 


O potiguar Agripino Henrique da Costa, de 23 anos, do perfil Henrique na Bahia (@henriquenabahiaa), contou que passava pelo local, via as esculturas, mas não tinha mais informações sobre elas. “A proposta está sendo muito interessante. Eu fiquei muito animado e muito surpreso por saber que de alguma forma eu contribuo com a cidade. O passeio está sendo muito animado, estou conhecendo muitas pessoas, além da história do local e dos orixás. Está sendo bacana”.    


Júnior Pereira, 48 anos, do perfil Tourbaiano (@tourbaiano), considerou um privilégio e uma experiência nova ver o Dique sob outra perspectiva. “Nós, soteropolitanos, vemos o Dique passando de carro, mas desse ângulo, hoje, foi uma experiência maravilhosa que eu vou ter o prazer de divulgar no meu perfil”, opinou.  


Para Cristiane Maria Santos, do perfil Crisprópink (@crispropink), o Dique é um lugar que reúne várias religiões e várias pessoas. “É um lugar aberto para todos, é livre e é bonito, então é um lugar especial de Salvador e em um momento desses de luzes, fica mais bonito ainda. Meu coração fica recheado de Pink, de muito amor. A Prefs de Salvador tem esse perfil de estar perto das pessoas e eu estou muito orgulhosa por ter sido convidada”, destacou.  


Ana Beatriz Andrade, 23 anos, do perfil @abeatriz_f, parabenizou a cidade e a iniciativa: “Eu amo a minha cidade, eu me sinto uma soteropolitana raiz e estar aqui participando de um passeio em um espaço lindo, que pode movimentar o turismo da capital, é muito especial. Estou superfeliz de ter feito esse passeio e digo que a minha cidade está de parabéns, pois é nítida a beleza dela e o esforço da Prefeitura em desenvolver algo importante para a gente, que é receber pessoas e fazer com que elas se apaixonem pela cidade tanto quanto a gente”. 


O Dique – Narrativas antigas dão conta de que o Dique do Tororó se estendia entre a Fonte Nova (que já foi um dos mais conhecidos pontos de abastecimento de água de Salvador) e a Calçada da Fonte das Pedras (atual Campo Grande), mas com o tempo foi aterrado em diversos locais. A sua extensão primitiva, segundo alguns registros, era de 3 mil metros. O nome Tororó vem do tupi tororoma e significa rumor de água corrente, rio rumoroso. 


Dentro do Dique, no espelho d’água, estão situadas oito esculturas representando os orixás e simbolizando a diáspora africana na Bahia. As esculturas feitas pelo artista plástico Tatti Moreno, foram instaladas em 1996 e se tornaram ponto turístico. Elas medem sete metros e representam Oxalá, Iemanjá, Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Iansã e Nanã. Outras quatro esculturas, com três metros e meio de altura, ocupam a calçada do entorno do Dique e representam Oxumaré, Ossain, Logun-Edé e Ewá. 




Fotos: Henrique da Costa/Divulgação 


/Secom PMS 


 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑