Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O que comer após a colocação de implantes dentários?

 
Se você fez a cirurgia de implantes dentários recentemente ou está com o procedimento agendado, provavelmente está se perguntando quais alimentos serão mais fáceis de comer no período imediato após o procedimento. Afinal, cuidar da alimentação nesse período é tão fundamental quanto tomar corretamente os medicamentos prescritos.

“Nos primeiros dois dias após a cirurgia, a região implantada não suporta efetivamente a pressão da mordida nem a rigidez de certos alimentos”, afirma o Cirurgião-Dentista Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “Adotar uma dieta específica nos primeiros momentos após a cirurgia é fundamental para proporcionar conforto e estimular a cicatrização e em caso de dúvidas, o paciente deve sempre procurar o especialista”, completa.


Confira, a seguir, 7 alimentos liberados nas primeiras 48h após a cirurgia:


Sorvete e açaí: proporcionam uma sensação de alívio refrescante, mas também ajudam a reduzir o inchaço pós-cirúrgico.

Frutas amassadas: facilitam o processo mastigatório e não agridem a região em recuperação. Sua consistência suave minimiza o impacto sobre os tecidos operados, promovendo uma experiência alimentar mais confortável.

Vitaminas e suco de frutas: fornecem nutrientes essenciais para auxiliar no processo de recuperação, como as vitaminas A, C e do complexo B. No entanto, é importante evitar frutas ácidas, como laranjas, limões e abacaxis, para prevenir o aumento da sensibilidade nos tecidos e garantir uma cicatrização sem contratempos.

Sopas: consumidas frias, em forma de caldo ou creme, são opções nutritivas e evitam a acumulação de resíduos que possam interferir na área cirúrgica.

Purê: à base de batata ou outros legumes é uma escolha que garante o aporte de nutrientes essenciais e, em geral, são muito saborosos. O purê de batata, por exemplo, é um clássico da nossa infância que é fonte de vitamina C, vitaminas do Complexo B, fósforo, ferro e cálcio.

Pães e biscoitos amolecidos com leite: são uma alternativa interessante para a ingestão calórica necessária.

Massas: versáteis e fáceis de consumir nos primeiros dias, tornam-se uma opção prática para manter a nutrição durante o período pós-cirúrgico.

E, agora, conheça alimentos contraindicados


O Dr. Sergio Lago faz um alerta: para evitar danos ao novo implante, o paciente deve evitar os alimentos abaixo nas primeiras quatro semanas após a cirurgia:


Alimentos crocantes, como batatas fritas, amendoim e pipoca;

Alimentos duros, como algumas frutas e vegetais;

Alimentos pegajosos, como balas, gomas e caramelos;

Alimentos ácidos, como tomate, laranja, limão e abacaxi;

Alimentos picantes, como salsa e pimenta;

Alimentos e bebidas muito quentes, como sopas, chás e café;

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑