Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de janeiro de 2024

Como conversar com crianças sobre direitos da infância?

 
Um livro infantojuvenil dedicado a crianças vítimas da violência e da negligência social


Inspirada em fatos, ficção do advogado Mauricio Ribas promove conscientização sobre direitos fundamentais na infância e a importância de uma educação libertária


Vítimas de violência doméstica, Ingel Addae e os três irmãos mais velhos foram morar em um lar substitutivo na Estônia enquanto o pai era deportado para o país de origem e a mãe se recuperava do alcoolismo. A residência temporária foi a casa do advogado brasileiro Mauricio Ribas e da esposa estoniana, que precisaram descobrir formas de cuidar de quatro crianças e adolescentes traumatizados por um contexto familiar cruel.


O casal encontrou métodos para se aproximarem dos jovens, porém o escritor teve uma dificuldade particular em criar vínculos afetivos com o mais novo, principal inspiração para o lançamento de Ingel Addae – A Luta Entre o Bem e o Mal. Na ficção infantojuvenil, o nome da criança foi preservado para proteger sua identidade, enquanto o autor está personificado na figura de Michel.


O enredo detalha o processo de união entre os dois: um dia, o menino foi para a escola acompanhado do pai substitutivo pela primeira vez e estava bastante agressivo. Mas, no caminho, assustou-se com um uivo semelhante ao de um lobo e que vinha de uma casa fantasmagórica. Este foi o ponto de partida para Michel usar a criatividade e contar a história da bruxa Aquela-Mulher, que vivia no mausoléu abandonado e era a representação do mal. “Aquela-Mulher é a criminalidade, a ignorância, o crime organizado, o tráfico. Ela é a violência e a negligência que afetam as crianças”, explica o escritor.


Nas favelas brasileiras ou em grandes bolsões de miséria, ela, Aquela-Mulher, encontra suas vítimas, mas não só lá. Também encontra em casas ricas e em famílias pomposas, que ignoram que o amor e a educação valem mais que objetos utilizados por pais desavisados para comprar seus filhos, ao invés de ganhar o seu afeto. Pais perdem seus filhos em casa. Não os encontram. (Ingel Addae, pg. 22)


Ao saber da existência dessa feiticeira, o garoto começou a pedir para conhecer mais histórias sobre Aquela-Mulher. Então Mauricio Ribas, o Michel, a utilizou para transmitir mensagens importantes à criança: falou sobre a necessidade de se alimentar bem; respeitar as pessoas; aceitar o amor dos familiares; agir de forma ética; confiar naqueles que merecem; e perdoar os erros. Todas essas histórias contadas durante meses pelo autor estão no livro, que ainda contém ilustrações de Lilo Santetti.


Além de conversar com crianças e adolescentes sobre o amor, a importância da educação e a construção de relacionamentos saudáveis, a obra também propõe um debate com a sociedade acerca das consequências da marginalidade e da violência enfrentadas por muitos jovens. “O livro é um chamado aos pais, professores e educadores, em geral, para que se estabeleça uma ampla discussão em busca de soluções aos riscos que os jovens brasileiros sofrem com a marginalidade e a violência”, defende o advogado, que luta pelo cumprimento dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no país.


Ficha técnica

Título: Ingel Addae – A Luta Entre o Bem e o Mal

Autor: Mauricio Ribas

Editora: Appris

ISBN: 978-65-250-4919-9

Páginas: 79

Preço: R$ 46 (físico) | R$ 29 (e-book)

Onde encontrar: Amazon | Appris


Sobre o autor: Curitibano Mauricio Ribas é escritor, advogado e professor de Direito Civil. Membro da Anistia Internacional e formado pela Escola de Diplomacia da Estônia, atualmente cursa especialização em Literatura, Artes e Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul. Na literatura, estreou como coautor do livro “Reflexiones Sobre Derecho Latinoamericano”, lançado pela Editorial Quórum, em Buenos Aires. Obra mais recente é a ficção infantojuvenil Ingel Addae – A luta entre o bem e o mal, publicado pela Appris Editora.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑