Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Lavagem do Bonfim: protocolos de saúde para a festa e de entregas para 2024

 
Lavagem do Bonfim: Ana Paula Matos fala sobre protocolos de saúde para a festa e de entregas para 2024 

 

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, marcou presença na Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (11) e destacou as ações da pasta para a garantir o bem-estar e conforto da população no cortejo. Pela primeira vez na história, os fiéis puderam desfrutar de oito bebedouros montados em três pontos ao longo do percurso, entre outras iniciativas pensadas para reduzir os impactos do calor.   


A população este ano contou com um suporte especial voltado para o autocuidado, em meio ao forte calor soteropolitano. Isso porque durante a festa, a temperatura alcançou os 30 graus. Além de pontos de hidratação, foi feita distribuição de protetores solares.   


“Isso nunca tinha acontecido e virou referência nacional. O país está copiando os nossos protocolos para que a gente possa fazer o percurso dessa Lavagem com fé, amor e segurança, mas também com toda a proteção preventiva da saúde”, explicou Ana Paula.  



Além disso, equipes da Vigilância Sanitária (Visa) fizeram orientação e inspeção junto a ambulantes e bares no circuito, a fim de garantir à população o consumo de alimentos e bebidas com tranquilidade. Agentes do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), por sua vez, fizeram um trabalho de combater às arboviroses.   


Durante a celebração religiosa, Ana Paula Matos falou da motivação em participar do evento: “Vim para agradecer a Deus por tudo que foi feito até agora, e pedir orientação, sabedoria e condição para que Salvador continue se fortalecendo na busca, na concepção da equidade social e no desenvolvimento de uma cidade boa para todos”.   


Novidades – A gestora também traçou o panorama de metas de obras e ações para 2024, afirmando que 18 entregas estão previstas para ocorrer até abril. “Já iniciamos as obras da Maternidade e Hospital da Criança, também as de um hospital vascular e do homem. A cidade deve ganhar dois novos multicentros, 31 novas equipes de Saúde da Família, além do Pronto Atendimento de Ilha de Maré. Vamos inaugurar a USF Polêmica e um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Federação. Estamos promovendo uma revolução na área da saúde, com iniciativas inéditas, a exemplo da entrega de 200 maletas odontológicas para o consultório em casa, voltado para atender quem está acamado”, enumerou.  


Para o Carnaval, a SMS já inicia montagem de módulos de saúde nos locais da folia. “As equipes já estão sendo selecionadas e vamos dar apoio ao recicladores e ambulantes que precisam trabalhar. Temos um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) que já está orientando os blocos, inclusive quanto aos protocolos para enfrentar esse grande calor”, acrescentou.  



Fotos: Secom/PMS 


/Secom PMS 




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑