Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Onda de calor exige cuidados redobrados com animais de estimação

 
Onda de calor exige cuidados redobrados com animais de estimação; veterinária dá dicas


As altas temperaturas, típicas do Verão, são convidativas para festas, praias e curtição. Mas é necessário também ter cuidado redobrado com a saúde, sobretudo dos pets, que costumam sofrer com as ondas de calor, que este ano estão ainda mais latentes. A veterinária baiana e uma das idealizadoras do aplicativo VetGuide, Simone Freitas, explica que os animais podem ficar estressados, ter queimaduras, quadros de desidratação e, em casos mais graves, choque térmico, falência dos órgãos e óbito. 


A veterinária conta ainda que, além das espécies mais tradicionais de animais – que são cães e gatos, os coelhos são ainda mais sensíveis ao calor, podendo morrer mais facilmente. E quais são os sinais de que o pet está sofrendo de calor? Simone Freitas, que é pós-graduada em Cirurgia de Tecidos Moles em Pequenos Animais e doutora em Imunologia pela UFBA, conta que os principais indícios de desconforto são respiração ofegante, língua pendente, letargia ou vômito são sinalizações importantes. 


Para refrescar os pets do calor, a veterinária dá dicas importantes. “Mantenha o seu bichinho sempre em local fresco; troque com frequência a água do bebedouro e espalhe potinhos pela casa para ele ter opções e, sempre que possível, coloque pedrinhas de gelo na água. Outra sugestão interessante é inovar com picolés para o seu pet saborear. Mas, para isso, é fundamental buscar orientação de um veterinário sobre as frutas e demais ingredientes permitidos. Além disso, jamais deixe o pet sozinho em veículo fechado; evite passear em horários de sol a pino; e invista em tapete e/ou colete gelado. Por fim, se o seu animal ficar apenas na área externa, certifique-se de que existem abrigos confortáveis para que ele possa fugir do sol e do calor, como uma parte coberta e bastante arejada”, conclui Simone Freitas.


 


VetGuide


O VetGuide é um aplicativo pioneiro no Brasil, que possui mais de 60 mil usuários ativos. Com download gratuito, trata-se de uma inovação tecnológica para orientar e atualizar, especialmente veterinários, a respeito dos mais variados temas do mundo animal, inclusive quando o assunto é calor e cuidados com os pets. O app está disponível para sistemas Android e iOS. Mais informações no www.vetguide.com.br.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑