Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Parada PCD chega em Salvador



Manifestação pelo orgulho das pessoas com deficiência ocupa espaço público para pautar com arte e visibilidade a luta por oportunidades e parcerias


A cidade de Salvador será a primeira de uma série de eventos pelo Brasil em 2024 que o Vale PCD, organização da sociedade civil para a acessibilidade e interseccionalidade dos direitos das pessoas com deficiência fará para marcar o orgulho e a luta pela inclusão e diversidade com a Parada PCD. No dia 21 de janeiro, no Farol da Barra, do meio-dia às 19 horas, o Quilombo PCD em correalização com o Vale PCD e com o apoio institucional da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Superintendência da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia (SUDEF), Prefeitura de Salvador e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT). 


A programação da Parada PCD em Salvador contará com apresentações de artistas locais como o Coletivo Rua Sinalizada, Edu O., Manuela Dourado, Cacai Bauer e outros artistas com deficiência  que apoiam voluntariamente o movimento Orgulho PCD. Entre cada apresentação, a organização divulgará dados locais sobre a realidade local das pessoas com deficiência. Segundo o Censo de 2022 do IBGE, há no Brasil 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que representa 8,9% da população. Só a região Nordeste concentra 10,3%, dos PCDs, a maior fatia dessa comunidade, seguida da região Sul com 8,8% e Centro-Oeste com 8,6%. Além disso, relatos de pessoas com deficiência e LGBTQIA também terão vez e voz na manifestação.


"A Parada do Orgulho PCD é uma manifestação única e histórica, unindo pessoas com deficiência e todas as pessoas que valorizam a diversidade. É um momento de liberdade, onde desafiamos a falta de acesso, reivindicamos respeito e lutamos pela equidade", afirma Priscila Siqueira, CEO do Vale PCD.


Para 2024, o Vale PCD  e o Quilombo PCD programaram mais cinco Paradas, nas cidades de Recife (março), Rio de Janeiro (maio), Brasília (julho), São Paulo (setembro) e Belo Horizonte (novembro), e está buscando parcerias com marcas e empresas que apoiem a causa e a luta do movimento de pessoas com deficiência no Brasil. "Estamos 100% alinhados com a Agenda 2030 e com as práticas ambientais, sociais e de governança das organizações atentas à sustentabilidade e Direitos Humanos. Quando recebemos algum patrocínio de empresas, isso é mensurável", reforça Pedro Avelar, diretor do Vale PCD.


A responsabilidade social com essas vidas e corpos vai além das ações corporativas de ESG e inclusão. O Quilombo PCD e o Vale PCD querem por meio das Paradas ao longo do ano que a discussão permeie o dia a dia da sociedade, que a representatividade e a ocupação de espaços públicos e privados, alcance mais pessoas para não só as políticas públicas avancem, mas também outras ações de pessoas e empresas se adaptem à presença das pessoas com deficiência reais e suas necessidades. As oportunidades surgem à medida que projetos próprios do Vale PCD e outros cocriados com qualquer pessoa ou organização que queira se tornar uma aliada e promover relacionamentos genuínos com a comunidade de pessoas com deficiência. 


 


SOBRE O VALE PCD 


Vale PCD surgiu em 2020 a partir da inquietação de não existir um coletivo que falasse sobre a interseccionalidade das pessoas com deficiência que são LGBTQIA+. A liderança e produtores de conteúdo são formados por PcD LGBTI+ e é referência em inclusão e em trabalhos direcionados para os dois movimentos  promovendo a visibilidade. A ONG Vale PCD é a evolução da página (que hoje alcança 20K de seguidores) que segue na luta  das pessoas com deficiência LGBTQIA+, por meio de projetos sociais.


 


SOBRE O QUILOMBO PCD


O Quilombo PCD é um dos primeiros coletivos a nascer com a inquietação da invisibilidade das pessoas negras com deficiência uma vez que seu repertório de Interseccionalidade passa pelo campo da raça e da deficiência. As ações adotadas por essa iniciativa contemplam o senso de pertencimento e a defesa de direitos básicos negados a uma parcela significativa da população. Trabalhamos com palestras, intervenções nas redes sociais e orientações acerca do assunto e realizamos a primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência do Brasil, além de marcar presença em outros eventos importantes a fim de ampliar cada vez mais esse debate com parceiros e parceiras que aderem a causa. Nossa intervenção se expande a suporte em assistência social, saúde mental e direito para então promover a melhora na qualidade de vida de pessoas negras com deficiência.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑