Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Produtos e acessórios típicos do Carnaval podem ser vilões para os olhos

 
Produtos e acessórios típicos do Carnaval podem ser vilões para os olhos; atenção às dicas


A contagem regressiva para o Carnaval já começou. Mas, para curtir a folia de forma segura, é preciso estar atento aos produtos e acessórios que podem ser vilões dos olhos neste período. De acordo com oftalmologistas das unidades do Opty na Bahia – maior grupo de Oftalmologia da América Latina, a visão fica muito vulnerável no Carnaval e, por isso, é fundamental ficar atento aos confetes, serpentinas e spray de espuma, uso excessivo de glitter, maquiagem, cílios postiços e pomadas modeladoras de tranças e penteados. Abaixo, confira as dicas dos especialistas para você curtir a festa bem, segura e de forma saudável.


Confetes, serpentinas e spray de espuma


Marcelo Paiva, oftalmologista da Oftalmoclin, conta que esses três elementos, ao entrarem em contato com os olhos, podem causar lesões. “Quando isso acontece, temos o impulso de coçar os olhos, mas esse ato pode provocar uma lesão/inflamação na córnea, que é a camada transparente que protege os nossos olhos. Outros sintomas também podem surgir, como vermelhidão ocular, ardência e vista embaçada. A dica é evitar o contato com esses itens. Mas, se for inevitável, a recomendação é fechar os olhos e jamais coçá-los com as mãos sujas. Em caso de acidente, lave os olhos imediatamente em água corrente ou com soro fisiológico, e não esfregue a região. Em caso de persistência dos incômodos, é importante consultar um oftalmologista”, aconselha.



Maquiagens, glitter e cílios postiços


Oftalmologista do DayHORC, Carla Cordeiro Vita alerta que, antes de qualquer coisa, é importante verificar se os produtos estão dentro do prazo de validade e se são de procedência conhecida. Afinal, as falsificações estão cada vez mais sofisticadas e pagar mais barato por algo que pode provocar alergias e infeccionar os olhos não vale a pena.


Escolhida a maquiagem, a oftalmologista reforça que o uso de todos os itens é individual. “Ao compartilhar produtos e objetos que entram em contato com os olhos, como pincéis e máscaras de cílios, se alguém estiver com alguma infecção ocular, seja por vírus ou bactéria, por exemplo, todo o grupo que usar a maquiagem poderá se contaminar”, explica Carla Cordeiro Vita.



As sombras brilhantes e produções com glitter são as preferidas na folia, mas inspiram cuidados, segundo a médica. O glitter convencional é composto por pedacinhos de plástico, que têm potencial para arranhar a córnea. “São partículas muito pequenas que, em contato com os olhos, podem causar alguma irritação, alergia ou lesionar os olhos. O mesmo pode ocorrer com as chamadas pinturas artísticas, que se estendem por todo o rosto. Devemos lembrar que, sob o sol e com o suor, as substâncias da tinta podem escorrer. Por isso, o recomendado é não pintar a região dos olhos”, ressalta Carla Cordeiro Vita.


A especialista também chama a atenção para o uso de cílios postiços, que, nesta época do ano, ganham cores e ficam ainda maiores. “As alergias e os problemas normalmente são causados pela cola. Por isso, preste máxima atenção para não utilizar a conhecida supercola, que provoca, dentre os danos, a perda dos cílios naturais. Então, é melhor curtir o Carnaval sem o artefato”, orienta.


A médica ainda dá uma advertência para quem usa óculos de grau. “O ideal é usar lente de contato prescrita por um oftalmologista. Assim, o folião fica menos vulnerável a possíveis traumas na região dos olhos. Vale lembrar ainda que, em caso de qualquer intercorrência, o DayHORC possui um Pronto Atendimento no Hospital da Bahia com funcionamento 24 horas, inclusive aos domingos e feriados”, conclui Carla Cordeiro Vita.


 


Pomadas modeladoras


Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose, explica que as pomadas modeladoras de tranças e penteados também podem ser vilãs no Carnaval. Isso porque muitas delas possuem uma substância em sua composição – propilenoglicol – que pode provocar incômodos oculares e até mesmo cegueira temporária. “Usada geralmente em excesso, a pomada tende a entrar em contato com os olhos quando escorre, seja por conta do suor, da chuva ou do vapor do banho. Na prática, ela provoca uma ceratite química, que leva à inflamação da córnea. Os sintomas costumam ser dor intensa, ardência, sensibilidade à luz e embaçamento visual”, relata Murilo Barreto. A orientação


do oftalmologista é não fazer uso dessas pomadas, mas caso seja inevitável, é imprescindível fazer uso somente dos produtos liberados pela Anvisa. Cabe ainda lembrar que, caso qualquer incidente ocular aconteça, é importante buscar atendimento oftalmológico imediato para tratamento.


 


Higiene sempre


Por fim, Cristine Libório – oftalmologista do Instituto de Olhos Freitas conta que manter a higiene dos olhos é indiscutível. Portanto, a recomendação é não deixar o cansaço falar mais alto.  “É muito comum o folião não retirar as lentes de contato e a maquiagem por preguiça. Mas, o ritual diário de limpeza precisa ser mantido. Ou seja, lave bem as mãos antes de manusear as lentes de contato. Uma sugestão é optar por lentes de descarte diário. Da mesma forma, a limpeza da maquiagem com demaquilante é necessária para retirar qualquer resquício de produto e evitar irritações”, reforça.


A oftalmologista esclarece ainda que, em vários blocos de rua, a folia acontece durante horários com alta incidência de raios ultravioletas. Em função disso, além do protetor solar, é fundamental utilizar óculos escuros (de boa qualidade e com garantia que apresentam proteção UVA e UVB) e bonés ou chapéus para resguardar os olhos dos raios solares, capazes de causar queimaduras iguais às observadas na pele.


 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑