Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Projeto Duo Korapoema estreia no Teatro Gregório de Mattos

 


Projeto Duo Korapoema estreia com apresentação gratuita no Teatro Gregório de Mattos



O Teatro Gregório de Mattos será palco de um encontro especial nos dias 26 e 27 de janeiro, às 19h: o Recital para Kora e Poema,  que marca a estreia do DUO KORAPOEMA, encontro entre a kora do músico gaúcho Kick Carvalho e os poemas do escritor baiano Juraci Tavares.  O espetáculo terá entrada franca, com distribuição de ingressos a partir das 18h, nos dias das apresentações, no próprio espaço.  


O DUO KORAPOEMA aproxima o músico, pesquisador e construtor Rick Carvalho e o professor, compositor e poeta Juraci Tavares. Em verdade, trata-se de um trio, pois a kora é vida. Tocada por Rick, que a construiu, dialoga com a voz de Juraci, que apresenta uma seleta de textos autorais, mesclando falas, récitas e canções. Tudo com o auxílio da kalimba, do jarro de cerâmica e efeitos percussivos tradicionais, além da programação de um loopstation, criando um sutil sound designer.


A kora é um instrumento musical tradicional, feito de cabaça, couro e madeira e contém 21 cordas de nylon. Original do Oeste da África, faz parte da cultura de países como o Senegal, Mali, Guiné Bissau, Gambia e Gana. Seus tocadores, os "jalis" ou "griots", são guardiões da oralidade. Preservam e transmitem histórias, lendas e tradições por meio de músicas e cantos. De som suave, a kora pode dar fluxo ao sonho e à imaginação do ouvinte.


O poema negro é manifesto estético e programa de lutas. Porta-voz da memória, história, tradição, autoestima e luta pela emancipação do povo negro. Além do conteúdo social e político, elabora-se através de imagens, ritmos, sonoridades e melodias, que permitem fruição prazerosa, mesmo quando tematiza assuntos trágicos, que causem desconforto, como a solidão e a violência.


O duo e o concerto surge de uma provocação do professor, poeta e performer Nelson Maca. Em construção com Juraci e Rick, Maca organizou os textos, o roteiro geral e assumiu a direção e produção do espetáculo. Todos os poemas e canções são oriundos do livro Vocábulos Caminhantes e do disco Umbilical, ambos de Juraci Tavares. Rick Carvalho é responsável pela trilha sonora, centrada na sonoridade da kora, porém utilizando efeitos percussivos orgânicos ou uma sonoplastia a partir do samples. 


O evento conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos e Teatro Gregório de Mattos. 


Juraci Tavares 


Professor, cantor, compositor e poeta, explora elementos da negritude em suas produções. Lançou o disco Umbilical e o livro de poemas Vocábulos Caminhantes. Nascido no bairro da Liberdade, em Salvador, destaca-se como compositor de músicas para blocos afro. Seus poemas e letras de canções se unem às intervenções musicais do gaúcho Rick Carvalho, com quem forma o DUO KORAPOEMA.


Rick Carvalho


Músico e produtor gaúcho, além de baixista, pesquisa, constrói e toca instrumentos africanos. Em constante aprendizagem, busca aproximar elementos das músicas africana e brasileira, criando novas sonoridades, que conectam a ancestralidade, o presente e perspectivas estéticas do futuro. Num diálogo sonoro profundo, interage com a voz poética e musical de Juraci Tavares no DUO KORAPOEMA.


FICHA 


O que: DUO KORAPOEMA - Concerto para Kora e Poesia 

Onde: Teatro Gregório de Mattos / Praça Castro Alves

Quando: Sexta-feira e sábado, 26 e 27/01/24

Horário: 19h 

Entrada gratuita 

*Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h.






0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑