Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 27 de janeiro de 2024

Sistema de baixa pressão causam fortes chuvas em Salvador

 
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e sistema de baixa pressão causam fortes chuvas em Salvador


Foto: Betto Jr. / Secom PMS

A atuação na atmosfera da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a um sistema de baixa pressão (cavado), ao longo da costa do Nordeste, mantém, neste sábado (27), o céu nublado com chuvas fracas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.


Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 12 horas (atualizados às 8h deste sábado) foram na Calçada (92,4 mm), Santa Luzia (93 mm), Campinas de Brotas (91,8 mm), Brotas (89,6 mm) e Centro (88,9 mm).


No dia anterior, sexta-feira (26), a atuação da ZCAS associada a um sistema de baixa pressão (cavado) também provocou chuvas intensas. De acordo com o Cemadec, foram registradas chuvas moderadas a fortes. Os maiores picos de chuva em uma hora ocorreram em: Santa Luzia (48,2 mm), Brotas (47,8 mm), Capinas de Brotas (47,6 mm), Capelinha – Vila Picasso (45,2 mm), Calçada (44,4 mm), Bom Juá (42,8 mm), Pituba – Parque da Cidade (41,2 mm), IAPI (39,4 mm), Engenho Velho de Brotas (39,2 mm) e Chapada do Rio Vermelho (39,2 mm).


Para o domingo (28), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.


Ocorrências - Até as 9h30 deste sábado (27), a Defesa Civil registrou 39 ocorrências. Foram 12 solicitações por deslizamentos de terra, 7 ameaças de desabamento, 6 ameaças de deslizamentos, 5 desabamentos parciais, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída e uma avaliação de área.
                                                                                                                                                                                        

Plantão - A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Para receber os boletins de alerta, basta enviar um SMS para 40199 e informar o número do CEP. O serviço é gratuito.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑