Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Acadêmicos do Tatuapé se destaca no 1º dia de desfiles em São Paulo

 
Carnaval 2024: Acadêmicos do Tatuapé se destacam no 1º dia de desfiles em São Paulo


Sambódromo do Anhembi teve homenagens a realezas africanas, Adriano Imperador, Parque Ibirapuera e homem do campo; desfiles continuam na noite deste sábado


O primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, nesta sexta-feira, teve a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé como grandes destaques. A primeira levou ao Sambódromo do Anhembi uma homenagem à realeza africana, enquanto a agremiação da Zona Leste usou os seus 65 minutos (e alguns segundos a mais) na avenida para exaltar a Mata de São João, na Bahia.



O segundo grande destaque da noite veio logo em seguida, quando a Acadêmicos do Tatuapé apresentou o samba “Mata de São João — uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!” para o sambódromo, uma homenagem ao município baiano que fica na Região Metropolitana de Salvador que abriga a Praia de Imbassaí.


O carro abre-alas, uma embarcação de material que imitava barro surpreendeu pela imponência onipresente no desfile. O segundo carro exaltou símbolos religiosos da Bahia — de santos do catolicismo a Iemanjá — enquanto o terceiro exaltou a vida marinha da região. Também não passou despercebido o gogó de todos os componentes da escola, que não pararam de cantar o samba nem por um minuto, levantando o ânimo do sambódromo no meio da madrugada. Foi uma estratégia da escola parar o samba em alguns instantes, para que a letra fosse cantada ‘a capella’ pelo público e pelos integrantes da escola. No final, a escola teve que correr para terminar o desfile a tempo: foram 65 minutos e 12 segundos, mas como não chegou a um minuto de excesso, não haverá penalidade.




O presidente da Acadêmicos do Tatuapé, Eduardo dos Santos, disse que terminou o desfile com sensação de missão cumprida, e destacou a construção do abre-alas:


— A gente buscou um diferencial, a gente foi buscar a inspiração num artesão da Mata de São João que constrói todas as peças em barro, da comissão de frente ao abre-alas, usamos a figura do artesão para contar essa história, da mão dele saíam os personagens da comissão de frente.


Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑