Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Campanha da Dercca alerta sobre crimes contra crianças

 
Campanha da Dercca alerta foliões sobre crimes contra crianças e adolescentes 


A Campanha Você também pode ser um guardião, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra Criança e Adolescentes (Dercca), alerta os foliões para os crimes de violência sexual, crime de venda de bebida alcoólica e o trabalho infantil. Durante o Carnaval, quem transitar pelas ruas do circuito Osmar, no Campo Grande, vai se deparar com a abordagem da Polícia Civil (PC) da Bahia de conscientização e orientação. Os pais e responsáveis poderão cadastrar as crianças e os adolescentes no sistema da PC, para maior agilidade no atendimento de desaparecimento e outras demandas. 


De acordo com a delegada e titular da Dercca, Simone Moutinho, os guardiões da infância estão conversando com a sociedade acerca de temas importantes de violências corriqueiras. “Em território nacional, há registro de apenas 10% de tudo que é concernente à violência contra crianças e adolescentes. As estatísticas também não são boas no que tange à condenação. Apenas 1% de todos esses crimes leva a uma condenação”, alerta.




Foto: Joabe Reis

A ideia, conforme explica Moutinho, é quebrar paradigmas da sociedade de que as crianças não são objetos, mas sujeitos de direitos: “e, nesse entendimento, levar à denúncia. Ou seja, a sociedade entender que não só o Estado, mas cada um de nós pode ser guardião da infância”. 


Posto Cuidar


Inédito, neste ano, no Campo Grande, o Posto Cuidar funciona das 10h às 22h, todos os dias da festa. Conta com uma equipe multidisciplinar, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e, também, oferece atendimento de assistência social para tirar dúvidas e fazer o acolhimento das crianças e adolescentes. 



Foto: Joabe Reis

As crianças recebem uma carteirinha intitulada Policialzinho Civil. Ela traz um QRcode com informações do posto para onde podem ser levadas, caso se percam. 


Zenivaldo Souza de Oliveira levou o filho Cauê para o cadastramento no posto da Polícia Civil: “essa ação de identificação das crianças é importante e garante mais tranquilidade para a gente. A gente se sente mais seguro nos dias que a gente leva as crianças para acompanharem os shows. Com a identificação do QRCode, vai facilitar. Isso é bom demais”. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑