Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Compulsão alimentar: especialistas orientam como tratar esse distúrbio


 Compulsão alimentar: especialistas orientam como tratar esse distúrbio sofrido por Yasmin Brunet


A empresária e modelo de 35 anos revelou aos companheiros de confinamento no BBB 24 que se sente "completamente descompensada"


O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica manifesta-se através da ingestão excessiva de alimentos, realizada de maneira rápida e acompanhada pela sensação de falta de controle. Este comportamento é seguido por sentimentos de arrependimento, culpa e desconforto, muitas vezes vinculados a fatores psicossociais e comportamentais. Recentemente, quem revelou enfrentar esse problema foi a modelo e empresária Yasmin Brunet, atualmente confinada no Big Brother Brasil 24.


De acordo com a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias, uma pessoa compulsiva, ou comumente denominada de comedor compulsivo, é aquela que pelo menos uma a duas vezes por semana, durante um período mínimo de três meses consecutivos, consome em um intervalo de duas horas uma quantidade exacerbada de alimentos, sem nenhum tipo de controle sobre o ato. “Em geral, essas pessoas sentem culpa, desconfortos, sentem-se mal, mas acabam repetindo o ato alguns dias depois”, explica. 


Por esse motivo, torna-se fundamental que a pessoa evite recorrer a restrições e, em vez disso, opte por uma reeducação alimentar, estabelecendo uma rotina com horários definidos durante as refeições. “Para aqueles que enfrentam esse desafio, recomendo manter um diário alimentar, dividindo o papel em três seções: o horário das refeições, a análise dos sentimentos associados à comida e a exploração de estratégias para lidar de maneira mais saudável com esses sentimentos”.


Além disso, Carol aconselha os comedores compulsivos a escolherem refeições mais leves à noite. Isso se deve ao fato de que, durante a noite, o organismo apresenta níveis elevados de melatonina e menor presença de cortisol, caracterizando um período em que o metabolismo tende a desacelerar. “Uma sugestão é escolher alimentos ricos em proteínas, como ovos, peixes, carne, grão-de-bico e quinoa, pois proporcionam saciedade a longo prazo. Isso difere dos carboidratos, que oferecem saciedade rápida, mas podem resultar em episódios de hipoglicemia e gerar uma sensação de fome de curta duração”.


Além da implementação de reeducação alimentar no tratamento do transtorno de compulsão alimentar, existem outras terapias que podem ser empregadas para esse distúrbio, explica o médico Leonardo Matthew, referência em emagrecimento e reposição hormonal de homens e mulheres. 


“Primeiro ponto é avaliar se o indivíduo tem realmente compulsão ou apenas vontade de comer. A vontade de comer está atrelada a uma falta de planejamento e organização alimentar. Por exemplo, o indivíduo pula uma das refeições do dia, e na seguinte acaba exagerando por excesso de fome. Já a compulsão alimentar é quando você não consegue controlar a vontade nem a quantidade do que come.”


Assim, a fim de garantir um tratamento eficaz para o indivíduo com transtorno de compulsão alimentar, torna-se imprescindível contar com uma equipe multidisciplinar. “Compulsão é algo muito sério e que necessita de remédio e acompanhamento multiprofissional com médico, nutricionista e psicólogo para abordar de maneira integral as diferentes dimensões desse desafio e promover um tratamento efetivo", destaca Leonardo, que complementa:


“As medicações mais utilizadas são aquelas que atuam sobre a serotonina, com destaque para os inibidores de recaptação de serotonina, como temos o exemplo da Fluoxetina; mas em 2021 foi aprovado no Brasil o uso da Lisdexanfetamina para tratamento da compulsão alimentar. Em alguns casos, pode ser necessário fazer associações medicamentosas”, avalia o médico.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑