Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Consumo abusivo de álcool pode potencializar depressão e ansiedade

 
Consumo abusivo de álcool pode potencializar depressão e ansiedade, alerta especialista


Segundo psicóloga, há uma grande necessidade de fortalecer as ações de cuidado na saúde mental e desmistificação do preconceito que impedem as pessoas de buscarem ajuda



Crédito: Divulgação


Alcoolismo ou dependência de álcool é uma doença crônica e multifatorial, sendo um dos transtornos mentais mais comuns relacionados ao consumo de bebida alcoólica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema envolve um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool. Para chamar atenção a esse tema de saúde pública, o dia 18 de fevereiro é marcado pela conscientização sobre os danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar.


A Pesquisa Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2023, produzido pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), aponta que 45% dos brasileiros ingerem bebida alcoólica em festas, eventos sociais e até mesmo em casa. O estudo constatou, ainda, que boa parte dos brasileiros abusam de álcool, mas não percebem seu padrão de consumo como problemático. Os dados demonstram que 27% dos brasileiros têm consumo moderado de álcool e 17% abusivos, mas 75% dos consumidores abusivos acreditam que são consumidores moderados.


“É muito comum as pessoas fazerem uso do álcool como uma espécie de remédio, como uma estratégia para alívio da tristeza e ansiedade. Durante a pandemia de Covid-19 isso foi intensificado e, de fato, por ser uma droga depressora do sistema nervoso central, pode trazer um alívio imediato”, afirma a psicóloga, especialista em Saúde Mental e Substâncias Psicoativas, Miriã Lima.


Além da pandemia, estudos também apresentam fatores referentes à hereditariedade no abuso de álcool, bem como os fatores físicos, de desenvolvimento, psicossociais e comportamentais relacionados ao uso da bebida por jovens.


Segundo a psicóloga, é de suma importância que todos fiquem atentos aos sinais mais evidentes do consumo exagerado de álcool, que estão descritos na Classificação Internacional de Doenças (CID-10): desejo forte ou senso de compulsão para consumir a substância; dificuldade em controlar o comportamento de consumir o álcool; estado de abstinência diante da falta da substância; aumento de doses; evidência de tolerância; abandono progressivo de prazeres alternativos em favor do uso do álcool; persistência do uso mesmo diante de prejuízos vivenciados tanto na saúde, como nas relações familiares e no trabalho.


“O uso abusivo e contínuo é muito prejudicial e pode trazer maiores comprometimentos para saúde mental, potencializando a depressão, ansiedade e até mesmo aumentar o risco de suicídio. A saúde mental requer cuidados para além de um alívio imediato. Isso mostra a necessidade de fortalecer as ações de cuidado na saúde psicológica e desmistificação do preconceito que impedem as pessoas de buscarem ajuda”, pontua a professora do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. 


Lima chama a atenção, por fim, para o fato de que o consumo de álcool tem se iniciado cada vez mais cedo, o que contribui para a gravidade do problema de saúde pública. “Vale ressaltar que os estudantes universitários estão vulneráveis ao aumento do consumo de bebida alcoólica. Diante dessa realidade, o tema precisa ser mais discutido nos espaços universitários e nas políticas públicas visando a implementação de programas de prevenção, guiados por evidências científicas nos diversos contextos. Precisamos unir esforços para a busca de modelos de proteção e produção de saúde, reconhecimento do sujeito que faz uso enquanto pessoa, e na desmistificação dos estigmas associados ao consumo”, finaliza a especialista.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑