Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Hemoba funcionará em horário especial no Carnaval 2024



Durante o Carnaval, de 9 a 14 de fevereiro (exceto no domingo), a Hemoba funcionará em horário especial em Salvador para atender à demanda das unidades hospitalares. As unidades do Hospital Ana Nery e do Hospital Santo Antônio (Osid) estarão fechadas no período e os postos do Hospital Roberto Santos e Hospital do Subúrbio abrirão somente na Quarta-Feira de Cinzas (14).


O Hemocentro Coordenador estará aberto todos os dias, menos no domingo (11). Já a unidade móvel de coleta (Hemóvel) que estará no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, de 6 a 16/02, não atenderá no domingo e na terça-feira (13). Na entrega de abadás, serão distribuídos panfletos com orientações sobre a doação de sangue na Central do Carnaval (Shopping da Bahia) e no Circuito da Folia do Salvador Shopping.


No interior do estado, as 21 unidades da Hemoba funcionarão no horário habitual no Carnaval. Somente na segunda-feira (12) que os postos de Alagoinhas, Brumado, Eunápolis, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença estarão fechados. Sobre os horários de atendimento das unidades do interior, os interessados devem acessar o site da fundação.


Horário de atendimento


Em Salvador, durante o Carnaval, as unidades fixas da Hemoba terão o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), sexta-feira (9), das 7h às 18h30; sábado, segunda e terça-feira, das 7h às 16h30; e quarta-feira (14), das 8h às 18h30; Hospital Ana Nery e Hospital Santo Antônio (Osid) ficarão fechadas; Hospital Roberto Santos e Hospital do Subúrbio funcionarão somente na quarta-feira, das 8h30 às 16h30. A unidade móvel de coleta atenderá no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, na sexta, sábado e quarta-feira, das 8h às 16h; na segunda, das 8h às 15h30 e na terça-feira não funcionará.


Campanha de Carnaval


Para mobilizar os voluntários à doação e garantir o estoque de sangue para a folia, a Hemoba lançou a campanha “A alegria do Carnaval tá no nosso sangue”, baseada em peças publicitárias para as redes sociais e rádio, com a presença da cantora e rainha do Axé Music, Daniela Mercury. Participaram da campanha as candidatas que concorreram aos títulos de Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador e os eleitos Rei Momo, Alan Cerqueira, e os guardiões, Aderbal Rodrigues e Deivison Andrade. Contou, também, com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que mobilizou para a doação de sangue os atletas inscritos nas federações esportivas.


Critérios para doação


Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.


No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.


Todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando, assim, o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


Fonte: Ascom/Hemoba

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑