Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Iemanjá é reverenciada por multidão que lota as ruas do Rio Vermelho


 Iemanjá é reverenciada por multidão que lota as ruas do Rio Vermelho


Desde o início da madrugada desta sexta-feira (2), milhares de fiéis estão no Rio Vermelho, em Salvador, para saudar Iemanjá, a Rainha do Mar. A festa centenária tem como tema em 2024 “Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá”. Antes mesmo do raiar do sol, às 4h30, o presente principal saiu do Terreiro de Ilê Oxumarê, na Avenida Vasco da Gama, em direção à Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho, onde foi realizada a tradicional alvorada de fogos. 


A maior festa dedicada a um orixá na Bahia se estende por todo dia. O azul e branco, cores alusivas à Deusa do Mar, colorem a fila para depositar na Casa de Iemanjá flores, oferendas e fé. Mais tarde, o ponto alto é a entrega do presente, oferecido em alto mar por volta das 15h30. 


Há quatro anos, o recifense César Ricardo Santos, 60 anos, escolhe Salvador para passar férias. Ele conta que o período da viagem precisa coincidir com a data da Festa de Iemanjá. “É um dia muito forte e faço questão de vir. Não fico para o Carnaval, mas não abro mão do 2 de fevereiro. Tenho muito respeito pelo candomblé, e embora seja espírita kardecista, me sinto muito atraído por essa força do mar. Venho porque me fortalece, vou viajar cheio de força”, diz o turista emocionado. 


Climatização – O forte calor não intimidou baianos e turistas que apreciam as comemorações à Rainha do Mar. Para minimizar a sensação térmica, a Prefeitura de Salvador instalou em locais estratégicos do percurso umidificadores de ar e pontos de hidratação, com bebedouros de água gelada. 


Assim que chegou ao Rio Vermelho, a manicure e mãe de santo Mari Santos, 39 anos, se posicionou diante de um dos dispensers para se refrescar. “Essa iniciativa foi boa demais, ideia maravilhosa. Já estou aqui me refrescando, enchendo minha garrafinha de água, para depois entregar o presente e curtir a festa até o final do dia”, disse empolgada. 


O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, fez questão de chegar ao local logo no começo da manhã, e acompanhar de perto a movimentação dos serviços ofertados pelo poder público municipal. “Já percorri a festa de ponta a ponta e está tudo fluindo muito bem. Portais de acesso, pontos de hidratação e a evidente satisfação dos ambulantes”, pontuou. 


Segundo o diretor, as festas de largo têm sido um sucesso. “Todas as nossas festas populares estão sendo maravilhosas. Nossa cidade lotada de visitantes, nossa cultura pulsando, e hoje aqui estamos assistindo a prévia da maior festa popular do planeta que é o Carnaval, que com certeza será incrível, assim como foi o Bonfim e está sendo Iemanjá”, considerou. 


Comércio ambulante – À beira mar, pessoas ligadas às religiões de matriz africana ofereciam passes e rezas para aqueles que acreditam nos rituais. A Casa de Iemanjá, na Colônia Z1, é onde os balaios e presentes podem ser entregues até as 15h30, quando as oferendas sairão, na embarcação Rio Vermelho, para o “Buraco de Iaiá”, um buraco em formato de concha localizado a três milhas náuticas da terra. 


Enquanto a multidão se dedica aos rituais religiosos e a programação cultural, ambulantes aproveitam para vender seus produtos. No trajeto da festa, é possível encontrar os mais diversos itens. Chapéus, flores, sabonetes, espelhos, colônias, alimentos e bebidas diversas. Para o ambulante Cristiano Silva, 39 anos, os festejos são sempre ótimas oportunidades de aumentar a renda. 


“Quando a gente sai de casa é sempre com a esperança de vender bastante. Mais tarde a festa esquenta e sei que nesse calorão vou vender minha cerveja toda”, aposta o comerciante de bebidas. 


Serviços municipais – Para a realização da Festa de Iemanjá, a Prefeitura de Salvador montou uma operação especial de serviços para dar mais conforto à população. Os órgãos municipais estão envolvidos em atividades como fiscalização de ambulantes, estabelecimentos comerciais e poluição sonora, ordenamento do trânsito e transporte, limpeza, salvamento marítimo, saúde, proteção ao patrimônio público e manutenção, dentre outras áreas.




 


Fotos: Lucas Moura/Secom PMS


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑