Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Ora-pro-nóbis: saiba como consumir a planta proteica diariamente


Nutricionista destaca que é possível encontrar dois gramas de proteína em 25 g de folhas de ora-pro-nóbis. Saiba como usá-la no cardápio


A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) de grande valor nutricional e extremamente proteica. É possível encontrar dois gramas de proteína em 25 g de folha, o que torna a hortaliça muito atrativa para os adeptos da dieta sem carne animal e pessoas que apostam em um cardápio rico no macronutriente.



Segundo a nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em Brasília, também é possível encontrar vitaminas, minerais e fibras na ora-pro-nóbis.“A planta pode ser de grande ajuda na perda de peso, no funcionamento do intestino, prevenção de anemia e redução do colesterol”, enfatiza.


A sugestão de Nara para incluir a hortaliça no cardápio é usá-la como tempero ou acompanhada de alimentos tradicionais que estão sempre no prato brasileiro, como arroz e feijão. Ela pode ser triturada e misturada a receitas de sopas e massas, além de incluída em sucos verdes e chás.


Outra sugestão é colocá-la crua na salada. Porém, cuidado com as plantas de flores rosas, que precisam ser refogadas antes de consumidas devido à presença de uma substância chamada oxalato, capaz de atrapalhar a absorção de minerais no intestino. Existem também as ora-pro-nóbis de flores brancas e douradas, mas essas não precisam ser refogadas.


Demais benefícios da ora-pro-nóbis

Além de proteica, a ora-pro-nóbis contém ferro, cálcio, fósforo e as vitaminas A e C. Os nutrientes contribuem para benefícios, como:


Fortalecimento das células que compõem o sistema imunológico;

Maior disposição;

Fortalecimento da estrutura óssea;

Melhora na cicatrização de eventuais feridas;

Aceleração do metabolismo;

Prevenção da gripe;

Prevenção da anemia;

Redução do colesterol;

Renovação de células.

No entanto, para garantir os benefícios da ora-pro-nóbis, é importante consumi-la diariamente. Embora não exista uma quantidade mínima diária recomendada para o consumo, nutricionistas apontam que é possível obter os nutrientes necessários com 100 gramas da planta ao dia. A quantidade é equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.


Fonte Metropoles

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑