Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Pets idosos são foco de ação da Clivet, em Salvador


Ação acontece no sábado (24), das 8h às 12h; Tutores serão orientados para prevenir problemas que podem comprometer seus bichinhos, como a obesidade 


Sabemos que todas as fases da vida dos pets são únicas e demandam cuidados específicos. No entanto, assim como os seres humanos, os animais passam pelo processo de envelhecimento e requerem atenção extra. A obesidade, por exemplo, é uma condição que costuma afetar cães e gatos com idade mais avançada, resultando em uma série de problemas de saúde. Pensando na prevenção dessa e de outras doenças, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) vai realizar uma ação no último sábado de fevereiro, dia 24.   


A iniciativa acontece das 8h às 12h, na Clivet, localizada no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Na ocasião, serão oferecidos serviços de triagem e orientação sobre a importância de ajustes na dieta, atividade física, tratamento de possíveis comorbidades e de consultas regulares. Para participar, basta fazer o agendamento através do WhatsApp (71) 3203-2649.   


Coordenadora da Clivet, professora Simone Freitas afirma que um conjunto de fatores leva os pets idosos à obesidade. “Dentre as principais causas, destacam-se o sedentarismo associado a uma dieta muito calórica, além das doenças cardíacas e osteoarticulares que reduzem a locomoção, seja pelo cansaço ou dor que provocam", aponta.   



De olho na longevidade e necessidades 


De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV), o tempo de vida de cães de grande porte varia de 7 a 12 anos. A professora da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima, explica que todos os cachorros são considerados da terceira idade quando alcançam 25% da expectativa estimada para a raça. Já os gatos, quando chegam acima dos 10 anos.   


Em razão disso, os tutores precisam adequar o estilo de vida, proporcionar uma dieta com nutrição ideal, verificar as mudanças de comportamento e manter as prevenções para que não adoeçam. Isso porque, por conta do metabolismo mais lento, os animais têm mais chances de ficar acima do peso, o que pode estimular o desenvolvimento de diabetes; problemas respiratórios, de locomoção, de pele e pelagem; sobrecarga muscular e osteoarticular.   


Para garantir uma velhice confortável e com bem-estar, a especialista ainda ressalta a necessidade do acompanhamento profissional. “As visitas ao médico veterinário são fundamentais independentemente do aparecimento de doenças. Os idosos sadios devem ir ao veterinário a cada seis meses, enquanto os que apresentam comorbidades a cada trimestre”, pontua.  


 


Serviço  


Ação de cuidados com animais idosos  


Quando: 24 de fevereiro (sábado)  


Horário: 8h às 12h    


Onde: Clivet UNIFACS (Avenida Jorge Amado, 674 - Boca do Rio, Salvador)  


Agendamento e outras informações: WhatsApp (71) 3203-2649 






0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑