Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Tons claros, materiais orgânicos e transparência

 

Tons claros, materiais orgânicos e transparência: Casa Vogue mostra o lar do ator João Vicente de Castro


Com reforma recém-finalizada, a residência, localizada no Jardim Botânico carioca, atende as expectativas e sonhos do artista, que ama dar festas, fazer ginástica e nadar, além de acomodar confortavelmente seus mais de 400 pares de sapato


  

 Em sua casa ampla no Jardim Botânico, João Vicente vive cercado por obras de arte e muito verde

_Fotos: Fran Parente


Tons claros, materiais orgânicos e muita transparência definem a residência recém-reformada do ator João Vicente de Castro, um dos fundadores do canal Porta dos Fundos, que protagoniza a reportagem de capa da edição de fevereiro de Casa Vogue.


Foram três anos de buscas pelo imóvel e dois anos de obra, mas o resultado ficou exatamente como ele sonhava:  a casa, localizada no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, é voltada para o horizonte, a piscina fica na parte mais ensolarada, além de contar com uma área social ampla e confortável para receber os amigos, e ser cercada por um belo jardim. “Sou festeiro mesmo e queria ter sala e varanda integradas, com circulação fluida que ligasse os ambientes internos aos externos. Tudo com transparência e muito verde”, explica.


Para adaptar o projeto a todas as expectativas, alguns contratempos surgiram no caminho. Mas tudo começou a fluir quando João resolveu convidar os designers Seba Orth e Luísa Bianchetti, ambos do Estúdio Orth, para assumir a empreitada. “Fui percebendo que precisava de parceiros que me conhecessem bem para entender o que faria sentido. Queria algo muito pessoal e nada convencional. O Seba é meu amigo de longa data e ficamos completamente à vontade para criar, juntos, cada detalhe. Eu tinha uma certa dificuldade de visualizar a planta com as mudanças propostas. Precisei de vários desenhos gráficos para entender tintim por tintim e eles tiveram toda a paciência do mundo comigo”, conta João à revista.


Filho da estilista Gilda Midani e do jornalista Tarso de Castro – um dos fundadores do lendário Pasquim –, além de afilhado de Caetano Veloso e Paula Lavigne, o ator conviveu, desde cedo, em um ambiente que moldou seu apurado senso estético. Logo que teve chance, começou a colecionar obras de arte, focando em novos talentos. Quando iniciou o projeto da sua casa definiu, portanto, que as paredes teriam texturas neutras para receber as obras, com o branco sendo o tom predominante, ao lado do cru e do couro natural nos estofados.


O toque de sofisticação veio do uso das pedras, que cobrem piso, bancadas, escada, estante e parte das alvenarias. “Fomos visitar o berço das jazidas da Pettrus, na Bahia, e selecionamos cada peça. Queríamos que os desenhos das rochas funcionassem como uma estampa natural”, lembra o artista, que faz questão de frisar que escolheu apenas fornecedores nacionais, certificados, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. “Não fazia nenhum sentido eu colocar um elefante branco no meio de um lugar tão lindo como o Jardim Botânico. Tinha que ser coerente com o entorno e com o que acredito.”


No segundo piso, a área íntima conta com três quartos, incluindo a ampla e confortável suíte do morador, com direito à impressionante vista do Jardim Botânico e um closet junto ao banheiro. “João tem mais de 400 pares de sapatos. Na antiga residência, alguns ficavam pela escada. Aqui tivemos que dar um jeito para organizá-los. Até o módulo da cabeceira da cama, feito sob medida, encaixa atrás um armário para os tênis”, explica Seba.


Um ponto em que os dois divergiam diz respeito à televisão: João adora, Seba odeia. “Mas a casa é minha, né? Então ele teve que se virar para deixar a telona camuflada ao lado dos quadros, na sala, e colocar outra grande no meu quarto, em frente à cama. No final, acho que se deu por vencido. E ficou ótimo”, brinca o ator, que está em plena lua de mel com cada detalhe e confessa que, no momento, tem sido bem difícil tirá-lo de casa. “Ficou exatamente do jeito que eu sonhava e nem imaginava que um dia conseguiria realizar”, arremata, de olho em Luiz, o cachorro que se mudou com ela para o novo endereço.


Confira o conteúdo completo na Casa Vogue de fevereiro, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.





SERVIÇO


Revista Casa Vogue | Edição 458


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑