Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Venha para o bloco da agricultura familiar


 Pule Carnaval, mas não pule as refeições! Venha para o bloco da agricultura familiar


O momento é de festa na capital baiana e pelo interior do estado. A população já está em busca de fantasias e fechando a programação para curtir o maior carnaval de rua do planeta. Para se preparar bem para a festa, é fundamental, também, estar atento a uma alimentação saudável para os dias de folia.


As dicas das nutricionistas Queila Duque e Ingrid Bonfim passam pela utilização de produtos da agricultura familiar, em especial, com o consumo de hortaliças e frutas para garantir uma fácil digestibilidade durante o período do agito. “Carnaval é um período muito quente, com muito calor. Então, é importante escolher alimentos sem muita gordura e que sejam leves e frescos. Dê preferência a proteínas como as carnes magras, a exemplo de peixe, frango, ovo e enfatizar a questão das saladas, porque são alimentos mais leves e a gente não fica com o corpo pesado e alguns tipos de vegetais que ajudam na eliminação de toxinas. Frutas também são indicadas, dê preferência aquelas ricas em água, como tangerina, laranja, melancia e melão”, afirmou Queila.


Além de refeições leves, é essencial que os foliões não pulem as refeições. “Programe-se e não fique longos períodos em jejum. O ideal é fazer três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e pequenos lanches nos intervalos com alimentos que te forneçam energia”, comentou Ingrid.


Para os lanches, as nutricionistas indicam o consumo de produtos da agricultura familiar. “Alimentos da agricultura familiar e orgânicos são excelentes opções para lanche: barra de cereais, rapaduras, doce de banana, doce de umbu, chocolate 70% cacau, bebida de guaraná com açaí e mel em sachês são alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos antes, durante e depois do circuito. Eles são ricos em carboidratos e vão te ajudar a fornecer energia pra curtir a folia”, ressaltou Ingrid.


A opinião é compartilhada pela nutricionista Queila Duque. “Esses produtos são boas alternativas para repor a energia, pois são produtos com açúcar simples. Então, a energia vai de imediato para o corpo. Mas vale lembrar de priorizar pequenas porções, para evitar, também, a sobrecarga rápida de açúcar na corrente sanguínea”, informou Queila.


Empório da Agricultura Familiar


Para encontrar esses e outros produtos, os consumidores podem buscar o Empório da Agricultura Familiar, localizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O equipamento, instalado a partir dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), funciona com uma loja conceito, que comercializa cerca de 300 produtos de todos os territórios da Bahia, e um restaurante com comidas afetivas, que reforça o sabor e a energia da agricultura familiar para os dias de festa.


Para quem mora em outros municípios baianos, os produtos da agricultura familiar estão disponíveis em lojas próprias ou especializadas como a Monte Sabores (Monte Santo e Itiúba), Delícias do Sertão (Pintadas), Armazém da Caatinga (Juazeiro) e Coopes (Capim Grosso).


A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).


Fonte: Ascom/CAR

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑