Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Vistoria dos trios que desfilarão em Salvador segue até dia 9


 Carnaval: Vistoria dos trios elétricos que desfilarão em Salvador segue até dia 9


Começou na segunda-feira (29) e segue até o próximo dia 9 a vistoria dos trios elétricos, minitrios, carros de apoio e carros alegóricos que serão utilizados durante o Carnaval 2024. O serviço é feito em veículos previamente cadastrados e ocorre em uma estrutura, coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com órgãos técnicos, de fiscalização e arrecadadores, no Parque de Exposições de Salvador, com acesso através da Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. 


Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de dez órgãos técnicos: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Corpo de Bombeiros (CBM), Secretaria Municipal da Saúde/Vigilância Sanitária (SMS/Visa), Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), além das secretarias municipal e estadual da Fazenda. 


Vistoria geral - Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. 


Também serão avaliados diversos requisitos que vão desde a documentação do veículo e de condutores, tamanhos e dimensões estruturais, equipamentos obrigatórios. Após checagem, é emitido o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile. 


Para a gerente de Carnaval da Saltur, Merina Aragão, a vistoria é vital para ter uma folia com mais segurança. “É importante para que os veículos possam circular com as condições do Carnaval que são mais complicadas, como velocidade reduzida, muita gente na rua e veículo quebrado, que pode provocar interrupção do fluxo ou acidentes. Mas, mesmo com todo esse cuidado, é necessário ter os carros-reserva e guinchos contratados para emergência, por precaução". 


Em caso de reprovação, o proprietário do veículo terá até o último dia da vistoria para regularizar e reapresentar o veículo para inspeção. O procedimento vale também para os trios elétricos que participarão da Melhor Segunda Feira e do Pipoco, que precisam passar por vistoria completa antes de participar do desfile, nos dias 5 e 6 de fevereiro, respectivamente.


Vistoria essencial – Aos 59 anos, sendo 32 deles trabalhando como empresário no Carnaval, Railton Silva estava com dois trios elétricos aguardando a vistoria. “Estamos aqui fazendo a liberação para fazer um Carnaval de paz, alegria, que só Salvador sabe fazer junto com a gestão municipal. Essa vistoria é essencial, pois são vidas que transportamos. São trios de 40 toneladas, é uma responsabilidade muito grande. Já tivemos marcas na festa de acidentes com trios sem vistoria, e desde que ela foi implementada, a segurança está sempre em primeiro lugar”. 


O produtor Rodrigo Cseko, de 44 anos, trabalha há quase três décadas na festa. “Vim vistoriar dois trios. É importante passar pela fiscalização para estar tudo ok, regularizado, para que o Carnaval aconteça sem problema”.


 


 


Fotos: Bruno Concha/Secom PMS


Secom PMS


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑