Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de março de 2024

Aprenda a fazer uma bacalhoada e ovo de Páscoa salgado



Semana Santa: aprenda a fazer uma bacalhoada caprichada e ovo de Páscoa salgado


Kitano convida influenciadoras do ramo da gastronomia para compartilhar receitas versáteis



São Paulo, março de 2024 – A Páscoa é uma data para ser celebrada na companhia dos familiares. Durante a Semana Santa, existem pratos culinários que fazem parte do menu, como é o caso da “bacalhoada”, receita que traz uma simbologia religiosa desde o período da Idade Média.


Com o bacalhau sendo o principal ingrediente, azeite, alguns vegetais e legumes também são inseridos na preparação, além de ervas e especiarias que dão um toque muito especial ao prato principal. Além de saborosa, a bacalhoada é leve e nutritiva, pois a carne branca do peixe é uma opção saudável e rica em fontes de nutrientes que fazem bem à saúde.


Outra tradição é o consumo de ovos de Páscoa que geralmente são feitos de chocolate e recebem diversos recheios. Porém, nem todo mundo é fã de doces e há quem prefira essa iguaria na versão salgada. 


Pensando em um menu especial para a ocasião, a Kitano, marca da General Mills que é líder nacional no segmento de temperos naturais, convidou as influenciadoras Eleni Moreti, do perfil @deliciasdaeleni e Michele Crispim, do perfil @crispimichele, para compartilharem as receitas “Bacalhoada especial” e “Empadovo”.


Confira os vídeos com o passo a passo destas receitas acessando o perfil da @kitano.brasil no Instagram. Sobre outras receitas culinárias para o dia a dia e ocasiões especiais, é só acompanhar o site da Kitano.




Bacalhoada especial


Tempo de preparo: 60 minutos


Rendimento: 10 porções


Ingredientes: 


1,2 kg de bacalhau dessalgado, em pedaços médios


250 ml de azeite de oliva


1 kg de batatas cortadas ao meio


1 pimentão vermelho cortado em tiras


1 pimentão amarelo cortado em tiras


1 kg de tomate cortados em rodelas


Cebola Granulada Kitano a gosto


Alho Granulado Kitano a gosto


Pimenta-do-Reino Preta em Pó Kitano a gosto


Salsa Kitano a gosto


8 pimentas cumari ardidas


Sal a gosto


Azeitonas pretas a gosto




Modo de Preparo




Preparação do bacalhau e das batatas


Em uma panela com água e sal, coloque 1,2kg de bacalhau dessalgado cortado em pedaços médios e cozinhe por 5 minutos. Retire o bacalhau e na mesma água, cozinhe 1 kg de batatas. 



Preparação do refogado


Em uma frigideira, insira o azeite de oliva, a cebola e o alho granulados juntamente com 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1 pitada de pimenta-do-reino em pó, 1 kg de tomate em rodelas, sal a gosto, 8 pimentas cumari ardidas, espere murchar um pouco e desligue o fogo. 


Montagem da receita 


No refratário, faça uma camada do refogado, depois uma camada do bacalhau e uma camada de batatas com azeitonas pretas e salsa. Repita todo o processo até completar o refratário. Depois, por cima, acrescente um pouco de azeite e uma porção de salsa. Leve ao forno a 190ºC por 30 minutos. 


Calda e finalização da receita


Em uma frigideira, doure o alho granulado no azeite. Insira essa calda em cima da receita com bacalhau e finalize temperando com a salsa.



Empadovo (Ovo de Páscoa salgado)


Tempo de preparo: 60 minutos


Rendimento: 1 porção



Ingredientes 


Massa


300g de farinha de trigo


150g de manteiga gelada


1 colher (café) de Sal Rosa do Himalaia Kitano Reserva


1 ovo




Recheio




200g de peito de frango


200g de requeijão cremoso


100g de palmito


1 gema (para dourar)


1 folha de louro Kitano


1 colher (chá) de Pimenta-do-Reino Preta Kitano Reserva


1 colher (chá) de Mostarda em pó Kitano Reserva


1 colher (chá) de Páprica Defumada Kitano Reserva


Cebola granulada Kitano a gosto


Alho granulado Kitano a gosto


Sal Rosa do Himalaia Kitano Reserva a gosto 


Salsa Kitano a gosto




Modo de Preparo



Massa


No processador ou com a ponta dos dedos junte a farinha de trigo e a manteiga gelada cortada em cubos, sal, e misture delicadamente até parecer uma areia úmida. Adicione o ovo, mexa até incorporar e leve a massa para descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos enquanto se prepara o recheio.



Recheio 


Coloque o frango para cozinhar em uma panela de pressão, com 1 folha de louro, sal rosa, pimenta -do-reino e mostarda em pó. Após o cozimento, retire a água e desfie o frango na própria panela. Em uma frigideira, refogue a cebola, o alho e a páprica defumada. Junte o palmito, o frango e finalize com a salsa. Deixe esfriar enquanto abre a massa sobre uma folha plástica. 


Pegue uma parte da massa e coloque em uma forma de alumínio inserindo parte do recheio com o requeijão cremoso, mais uma parte do recheio e depois outra parte da massa para fechar a receita e pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos ou até que esteja bem dourada. Após isso, retire e está pronto!

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑