Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de março de 2024

Bondinho encanta baianos e turistas com tour em pontos famosos

 
Bondinho encanta baianos e turistas com tour em pontos famosos de Salvador


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Turismo (Ditur), vem promovendo uma série de passeios especiais em Salvador com o Bondinho Baiano. O percurso tem início no Elevador Lacerda, indo até o Bonfim, e retornando para o local de saída. Com 1h30 de duração, o tour tem atraído baianos e turistas, que aprovaram a iniciativa da gestão municipal, no âmbito cultural. 


Os passeios acontecem de segunda a sábado, sempre com concentração às 9h e saída às 9h30 até as 11h, e às 13h, com saída às 13h30 até as 15h. Os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) são os responsáveis pela abordagem, informando aos passageiros sobre o projeto e o roteiro, de forma gratuita, que percorre o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Nosso Senhor do Bonfim, passando por igrejas históricas no trajeto, como a dos Órfãos de São Joaquim, Nossa Senhora dos Mares e Santa Dulce dos Pobres. 



Serviço diferenciado – O gestor da Ditur, Gegê Magalhães, explica que a iniciativa traz um pouco do saudosismo, quando o Centro Histórico de Salvador era trafegado por bondinhos similares. “Esse bondinho é um pouco diferente, pois é puxado por um tratorzinho que atende esses roteiros. A primeira ideia nossa, quando a gente colocou o bondinho, foi dar um suporte ao Elevador Lacerda durante a reforma, já que ele está trabalhando com 50% da capacidade. Com o tempo, buscamos novos roteiros e esse, até a Igreja do Senhor do Bonfim, está sendo muito procurado pelos visitantes”. 


O veículo possui ar-condicionado e um monitor de turismo vai apresentando informações sobre a cidade e os pontos turísticos do trajeto ao público. No bondinho também são exibidos vídeos sobre a história e a cultura de Salvador. 


Percurso e visitas – O percurso de 8 km dura em torno de 30 minutos. Na Igreja do Bonfim, os participantes têm meia hora para visitar e conhecer a basílica, retornando em seguida para a Praça Municipal. “Mas, se a pessoa tiver interesse em ficar no Bonfim, para conhecer outros pontos, é possível também, basta nos avisar”, conta Clóvis Casais, um dos atendentes responsáveis. 



Diretamente de Itapetininga, em São Paulo, o aposentado Ivo Ribeiro, de 73 anos, está visitando Salvador pela terceira vez e ficou encantado com o bondinho. "Achei sinceramente algo bem elaborado, e ainda tive a oportunidade de conhecer essa igreja maravilhosa. Até brinquei com meus amigos que vou levar o projeto para a minha cidade". 


Soteropolitana, a professora aposentada Glória Riella, de 62 anos, mora no Rio Vermelho e foi conhecer o bondinho após ver uma publicação nas redes sociais. "Eu achei uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. Eu vi no Instagram, aí me informei e resolvi turistar. Agora que me aposentei, estou conhecendo a minha cidade. O roteiro é excelente, e ainda com guias e em segurança, realmente estão todos de parabéns", declarou.




Fotos: Bruno Concha/Secom PMS


/Secom PMS 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑