Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 6 de março de 2024

Homens perdem peso mais facilmente do que mulheres?

 
Homens perdem peso mais facilmente do que mulheres? Entenda


Endocrinologista Guilherme Renke detalha estudos que demonstram diferenças de composição corporal, armazenamento de gordura e metabolismo de homens e mulheres


O dia 4 de março é conhecido como o Dia Mundial da Obesidade, e Guilherme Renke (@endocrinorenke), sócio fundador do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), endocrinologista e médico do esporte, mestre em cardiologia, descreveu em sua coluna no EU Atleta sobre a diferença na perda de peso entre homens e mulheres. Confira:


Os cientistas dizem que a maneira como os corpos dos homens são construídos e mesmo onde armazenam gordura os ajuda a perder peso mais facilmente do que as mulheres.


Um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism detalhou os resultados da perda de peso de mais de 2.200 adultos com sobrepeso.


Durante o estudo de oito semanas, homens e mulheres seguiram uma dieta de 800 calorias composta principalmente de sopas, shakes, cereais quentes e vegetais de baixa caloria.


No final, os homens perderam 16% mais peso do que as mulheres - cerca de 26 quilos em comparação com uma média de 22 quilos para as mulheres.


O motivo pelo qual os homens tendem a perder mais peso mais rapidamente se resume à diferença na forma como homens e mulheres são constituídos.


Fisiologicamente, os homens estão aptos a queimar gordura mais rapidamente, pois têm mais massa muscular magra e uma taxa metabólica naturalmente mais elevada.


O endocrinologista Francisco Tostes, sócio do Instituto Nutrindo Ideais, comentou sobre o assunto em sua rede social:


— Senhoras, se vocês algumas vezes entraram em competição de dieta com parceiro, irmão ou amigo para perder peso? Não se surpreendam, se ele perdeu mais peso e mais rápido que você, não é impressão. As mulheres realmente têm maior dificuldade de controlar o apetite em uma dieta, pois tem um metabolismo mais lento do que nós, homens, porque têm menos músculos, e o músculo de vocês gasta menos energia do que o nosso.


— Além disso, das calorias que vocês gastam, vocês utilizam menos gordura do que nós, homens. Parte de todas essas diferenças têm causa hormonal, porque a gente tem muito mais testosterona e vocês têm muito mais estrogênio.


— A parte boa é que a gordura que vocês acumulam costuma ser aquela gordura subcutânea e os homens têm mais gordura visceral que inclusive é mais prejudicial à saúde. Então não deixem aquela "competição" que todo casal gosta de fazer, de quem perde mais, te desanimar, mas use isso de uma forma livre de tornar o processo mais leve e vocês se motivarem.


Além desta explicação, Francisco argumenta que, por ter um metabolismo mais ativo, os homens não costumam precisar fazer uma restrição tão grande na dieta para conseguirem emagrecer.


Porém, as mulheres podem utilizar outras estratégias para melhorar o desempenho na perda de peso. A prática regular de exercícios faz com que o nosso corpo queime mais calorias além daquelas que são gastas durante o exercício, pois acelera o nosso metabolismo.


Além disso, por estar comendo menos, é fundamental que se coma melhor para obter todos os nutrientes necessários para manter o seu metabolismo mais ativo.


— Infelizmente, muitas mulheres, quando querem emagrecer acabam, apelando para uma dieta extremamente restritiva e pobre em nutrientes. Essa carência costuma deixá-las sem disposição para fazer exercício, além de deixar o metabolismo mais lento, aumentando o risco do tão temido efeito sanfona lá na frente — complementa o endocrinologista.


Portanto, a questão dos homens perderem gordura mais facilmente do que as mulheres não deve ser um empecilho para o foco e a rotina de treinos. A sensação de competição pode ser um incentivo que apoie o processo e não uma fonte de frustração.




Referências:




Wu BN, O'Sullivan AJ. Sex differences in energy metabolism need to be considered with lifestyle modifications in humans. J Nutr Metab. 2011;2011:391809. doi: 10.1155/2011/391809. Epub 2011 Jun 6. PMID: 21773020; PMCID: PMC3136178.




Homens e mulheres respondem de maneira diferente à rápida perda de peso: resultados metabólicos de um estudo de intervenção multicêntrico após uma dieta de baixa energia em 2.500 indivíduos com sobrepeso e pré-diabetes (PREVIEW).




Os homens perdem peso mais rápido que as mulheres?




Os homens realmente perdem peso com mais facilidade do que as mulheres?




Fonte convidada:




Francisco Tostes (@doutortostes) é endocrinologista e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais).


Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques, tem como foco de atuação a melhora na qualidade de vida dos pacientes, seja por meio da prevenção ou do tratamento de doenças e outros problemas.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑