Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de março de 2024

Março Amarelo: Elmeco lança campanha nas redes sociais sobre endometriose

 


Março Amarelo: Elmeco lança campanha nas redes sociais sobre endometriose


·         No primeiro vídeo da campanha, Dr. Elsimar Coutinho explica o que é a doença 


O Março Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos que ajudem a identificar a endometriose. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que uma em cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência. Por conta disso, a Elmeco Implantes Hormonais, empresa pioneira na manipulação de implantes hormonais silásticos e referência em terapia hormonal no Brasil, lançou uma campanha nas redes sociais com o tema "Uma luta nossa, pela saúde delas". A campanha, que irá se estender durante todo o mês de março, inclui recortes de vídeos de Dr. Elsimar Coutinho falando sobre o tema, além de cards informativos.


 Nos vídeos, Dr. Elsimar compartilha suas perspectivas e estudos para lidar com a endometriose de maneira eficaz e compassiva. No primeiro vídeo, ele explica o que é a doença. "É uma doença inflamatória induzida pela disposição do endométrio fora do lugar próprio dele, que é a cavidade do útero, na parte interior do útero. O endométrio forra o útero por dentro, e descama todas as vezes em que a mulher - que preparou o endométrio para ficar grávida - não engravida. Com isso, ele descama, e essa descamação é que caracteriza a menstruação”. Ele explica que as mulheres menstruadas estão eliminando o endométrio preparado para uma gravidez que não aconteceu. "Esse endométrio sai junto com o sangue menstrual, e o sangue menstrual não é sangue puro, e sim misturado com o endométrio”, pontua.


 Apesar dessas características, Dr. Elsimar pondera que nem sempre esse processo ocorre da maneira esperada. "Esse endométrio, ao invés de ser eliminado, pode ser levado para dentro da cavidade abdominal, entrando pelas trompas e derramando em cima do intestino, no chamado mesentério. Esse endométrio está vivo, são células vivas, normais, que podem reproduzir, se multiplicar, e é isso que acontece, caracterizando a endometriose", explica.


 


 Endometriose e o tratamento com os implantes hormonais 


Muito se fala sobre implante hormonal no Brasil, no entanto, um número considerável de mulheres desconhecem esse tratamento - que pode trazer inúmeros benefícios à saúde.


 O implante hormonal, é uma via de administração de hormônios pelo subcutâneo. Inserido na pele através de um tubinho de 4 a 5 cm, contém substâncias que caem na corrente sanguínea e, de maneira controlada, passam a regular a quantidade de hormônios no organismo feminino. Através dessa via, é possível usar hormônios para o tratamento de doenças ginecológicas, a exemplo da endometriose.


A endometriose é uma doença estrógeno-dependente (condição na qual o surgimento da doença está associado aos níveis de estrogênio no corpo). Neste caso, o estrogênio pode estimular o crescimento de células anormais ou até mesmo estimular o crescimento de tecidos que contribuem para a progressão da doença.


A forma de tratar a endometriose ocorre por meio de um outro hormônio, a progesterona. Segundo o Dr. Walter Pace, Doutor em Ginecologista, as progesteronas sintéticas possuem atuação em focos da endometriose, que são derivados do endométrio. Ele explica que os endométrios, sejam localizados no útero ou fora da cavidade, são ricos em receptores de estrogênio e progesterona. O estrogênio, faz com que prolifere e a progesterona ocorra uma atrofia. Por isso, os progestínicos atuam atrofiando o endométrio e faz com que haja o tratamento da doença. Além disso, existe uma outra ação que é anti-inflamatória produzida pela progesterona, afirma.


O médico ainda explica as vantagens do tratamento com os implantes hormonais. “Os implantes podem viabilizar o acesso da progesterona, usada no tratamento de doenças estrógeno-dependentes. Como não tem a primeira passagem pelo fígado, traz uma série de vantagens, principalmente, evita efeitos colaterais, afirma Dr. Pace.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑