Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de março de 2024

Páscoa Saudável: dicas para montar um cardápio mais equilibrado

 
Páscoa Saudável: Nutricionista dá dicas para montar um cardápio mais equilibrado 


Especialista também aponta quais cuidados são necessários na hora de escolher os peixes e frutos do mar para compor a mesa 


Para muitas pessoas, uma das melhores partes do feriado de Páscoa é se deliciar com os pratos e os tradicionais ovos de chocolate, que simbolizam a alegria da data. Em consequência disso, é comum o exagero no consumo de alimentos com alto teor calórico. 


Contudo, um cardápio saboroso de Páscoa também pode ser saudável e equilibrado. Quem garante é Erika Vanessa Martins Pereira, nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Segundo a especialista, com criatividade, é possível aproveitar o feriado sem passar vontade e ainda cuidar da saúde.  


Uma das vantagens da época é a tradicional oferta e consumo de peixes e frutos do mar, que são opções mais leves e saudáveis do que as carnes. A nutricionista aponta a melhor forma de consumir esses alimentos. “Embora o bacalhau tenha se sobressaído ao longo dos anos, as melhores opções para incluir na alimentação são peixes como salmão, sardinha fresca e pescada, e outros frutos do mar, como camarões, caranguejos e polvo. Já as preparações mais saudáveis são assadas, grelhadas ou cozidas no vapor”, orienta. 


A professora da UniFG também alerta sobre os cuidados que o consumidor precisa tomar na hora de realizar a compra do peixe. “Antes de adquirir os peixes e frutos do mar, é importante observar as condições de higiene do local de venda, assim como o armazenamento e a manipulação do produto. Eles precisam ser mantidos sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo”, recomenda Erika Vanessa. 


A especialista dá dicas, ainda, de como escolher um bom peixe ou fruto do mar e se certificar de que está levando um alimento de qualidade para casa. “No momento da compra, o consumidor deve preferir peixes frescos e inteiros. Tem que estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, pele firme e as escamas não devem se desprender facilmente. Com relação aos crustáceos, estes devem apresentar aspecto geral brilhante, úmido, corpo em curvatura natural, coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha, olhos vivos, proeminentes, odor próprio e suave”, explica.  


No que se refere aos chocolates, a nutricionista garante que não é necessário abrir mão do doce, mas apenas prestar atenção na concentração de açúcar e consumir com moderação. “Os chocolates mais indicados para quem está seguindo um plano alimentar são aqueles com maior concentração de cacau, como chocolates 75% cacau, chocolate amargo ou chocolate meio amargo (40% cacau)”, finaliza. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑