Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de março de 2024

Rinoplastia masculina: o que eles desejam mudar?



O crescente interesse dos homens pela cirurgia estética nasal revela uma mudança de padrão comportamental do brasileiro nos últimos cinco anos; demandas, no entanto, costumam ser diferentes, conforme explica médico do Hospital Paulista


Que os homens estão cada vez mais vaidosos, isso é evidente. Barba impecável, corte de cabelo da moda, corpo saudável, pele hidratada... Mais do que nunca, eles estão altamente exigentes com a aparência. E essa tendência, claro, também se reflete nos procedimentos estéticos.


Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que, nos últimos cinco anos, a procura por cirurgias do gênero entre o público masculino saltou de 5% para 30%. Entre as mais demandadas está a rinoplastia – ou seja, a operação que corrige imperfeições do nariz.


O que no passado recente era praticamente uma exclusividade das mulheres, hoje caiu no gosto do gênero oposto, confirmando uma mudança de comportamento na nossa sociedade.


"Temos observado uma influência muito grande das redes sociais. Cada vez mais, os profissionais deste meio, assim como os pacientes, estão postando seus resultados de procedimentos estéticos. Isso acaba encorajando a procura entre os homens", aponta o Dr. Thassio Zaccarof, otorrinolaringologista do Hospital Paulista – referência em saúde de ouvido, nariz e garganta.


Mas o que eles desejam?


De acordo com o médico otorrinolaringologista, embora os números indiquem uma tendência de homogeneidade no público que recorre ao procedimento, há nuances em relação às demandas trazidas pelos diferentes gêneros de pacientes.


"Em geral, os homens desejam um nariz mais natural, sem grandes mudanças, mantendo a masculinidade e harmonia entre o nariz e a face. Já as mulheres, elas costumam valorizar um nariz mais delicado, com um dorso mais curvado e uma ponta mais definida e empinada", compara o especialista.


Essas predileções, segundo ele, estão em consonância com as características físicas que distinguem os gêneros masculino do feminino. A principal delas é a ângulo nasolabial – ângulo formado pela borda inferior do nariz e filtro labial.


"Nas mulheres, a medida ideal varia de 100 a 110 graus, o que garante delicadeza e feminilidade, com aparência mais fina ao nariz e uma ponta mais arrebitada. Já nos homens, essa variação fica entre 90 e 100 graus, o que confere robustez e masculinidade, com um nariz mais natural e mais baixo. Por isso, é essencial que a queixa do paciente esteja alinhada com a harmonia de sua face.”


Recuperação mais longa


Outro aspecto que diferencia homens e mulheres no procedimento de rinoplastia é o tempo de recuperação. "No caso dos homens, ela costuma ser um pouco mais lenta e o resultado demora mais para aparecer. O motivo é a maior espessura da pele masculina, o que gera mais inchaço nos pós-cirúrgico.”


Quanto ao custo, o preço médio da rinoplastia, atualmente, oscila entre R$ 12.000 e R$ 30.000. Essa variação depende da especificidade de cada caso, que também pode demandar a correção de problemas funcionais do nariz, como desvio de septos, insuficiência de válvula nasal e redução dos cornetos. Ou seja, além da melhora da aparência do nariz, a cirurgia repara as obstruções que são muito comuns a quem têm um mau posicionamento das cartilagens que ficam no interior do nariz.


Menos invasiva


Embora afete uma região muito sensível do nosso corpo, o Dr. Thássio Zaccarof garante que a intervenção, hoje em dia, é bem menos invasiva do que em décadas anteriores, e o período de recuperação também é menor. 


"O paciente fica com pouco, ou quase nenhum, roxo no rosto após a cirurgia, e o pós-operatório não é muito doloroso, nem incomoda tanto, como antigamente. Quanto menos mudanças forem feitas, mais tranquilo é esse período", enfatiza o especialista, acrescentando que, atualmente, a técnica utilizada para esse tipo de cirurgia não requer cortes externos no nariz.


Expectativas realistas


De toda maneira, o médico pondera que nem sempre os pacientes estão aptos a realizar uma rinoplastia. "É necessário ter mais de 16 anos, boa saúde e, principalmente, expectativas realísticas como pré-requisitos básicos. Antes de mais nada, é importante lembrar que não existe um nariz ideal. O que se procura nesse procedimento é a harmonia entre as linhas faciais e o nariz. Então, é preciso considerar alguns fatores previamente com o cirurgião, como tipo de pele, etnia e idade, assim como sempre se faz em toda cirurgia plástica na face", finaliza.


Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia


Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui quase cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.  


Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑