Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de março de 2024

Tratamento de Enfisema Pulmonar transforma a vida de paciente

 

Inédito na Bahia: Tratamento Endoscópico de Enfisema Pulmonar transforma a vida de paciente idosa


Realizado pela primeira vez na Rede Mater Dei, o procedimento minimamente invasivo permitiu que a paciente cessasse o uso diário de oxigênio via cateter nasal


Considerada uma técnica inovadora na área da saúde, o Tratamento Endoscópico de Enfisema Pulmonar foi responsável por salvar a vida de uma idosa de 76 anos, em Salvador. Descrita como uma doença degenerativa progressiva, o Enfisema Pulmonar, também conhecido como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), ocasiona a perda de elasticidade e aprisionamento de ar nos pulmões, prejudicando o funcionamento ideal do órgão e dificultando a respiração do paciente. 


Dependente de oxigênio via cateter nasal diariamente, a idosa foi submetida ao tratamento, até então inédito na Bahia e o primeiro a ser realizado pela equipe de Broncoscopia da Rede Mater Dei, a fim de melhorar a capacidade respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida da paciente.  


Guilherme Montal, Médico Pneumologista e Broncoscopista, explica como ocorreu o procedimento, realizado no Hospital Mater Dei Salvador. “O recurso foi utilizado após falha no tratamento medicamentoso para DPOC. Por meio de um procedimento minimamente invasivo (broncoscopia), implantamos uma válvula no brônquio que permite a liberação do ar nas áreas mais afetadas do pulmão pelo enfisema pulmonar grave, desta forma, melhorando significativamente a respiração da paciente”, relata o especialista.  


Durante a intervenção, a paciente foi submetida à sedação, o que permitiu a manutenção do drive respiratório sem complicações. “O procedimento foi meticulosamente planejado e executado, levando em consideração as condições específicas da paciente. Assim, este método menos invasivo possibilitou um despertar rápido logo após a realização”, relata Marco Aurélio Neves, médico anestesista. 


Paula Tannus, médica pneumologista, reitera que o procedimento, realizado em cerca de 30 minutos, tem mudado a vida da idosa. “A paciente passou por um pós-operatório imediato na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tendo alta hospitalar com sucesso após a realização do tratamento. E, 20 dias depois, já está sem o uso de oxigênio e retornando às suas atividades habituais”, comemora a pneumologista.  


Todo o tratamento foi realizado pela equipe de broncoscopia do Hospital Mater Dei Salvador, por meio de uma estrutura moderna voltada para as diversas patologias pulmonares. "Contamos com uma infraestrutura e parque tecnológico de ponta, aliado a médicos e uma equipe treinada para oferecer a melhor assistência ao paciente em acordo com os valores da Rede Mater Dei”, pontua Gustavo Rocha, médico integrante da equipe de broncoscopia. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑