Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de abril de 2024

3 receitas saudáveis com carne moída

 

3 receitas saudáveis com carne moída

Nutricionista indica pratos com carne moída que cabem numa dieta saudável


As receitas com carne moída podem ser aliadas da sua dieta saudável. O segredo está na escolha do corte da carne e nos demais ingredientes, como temperos e acompanhamentos. 


O MinhaVida consultou a nutricionista Maiara Souza, que indicou três receitas saudáveis com carne moída e ainda deu dicas de preparo e de como escolher a carne mais adequada.


Carne moída: qual o melhor corte?

Segundo a Dra. Maira Souza, o patinho é o corte de carne ideal para as receitas saudáveis com carne moída devido ao seu menor teor de gordura. “O patinho é perfeito para ser moído justamente por ser uma carne bem magra. Outras boas opções podem ser o coxão mole, o coxão duro e o lagarto”, afirma.


3 receitas saudáveis com carne moída

A Dra. Maiara destaca três preparos em que a carne moída pode ser usada de forma saudável. “Hambúrgueres caseiros, um bolo de carne ou uma carne moída refogada com vegetais, por exemplo, para acompanhar o tradicional arroz e feijão brasileiro”, diz.


Quanto ao preparo, a nutricionista recomenda evitar temperos industrializados. “Quando for temperar a carne moída, não usar temperos prontos de pacotinho, utilizar temperos naturais como sal, pimenta do reino, alecrim, ervas naturais. E sempre cozinhar muito bem para evitar contaminação”, alerta.


Confira as receitas:


1. Bolo de carne moída light

Ingredientes


500g de patinho moído

2 colheres de sopa de azeite

½ cebola picada

2 dentes de alho picado

1 xícara de milho cozido

1 xícara de tomate picado

Salsinha a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo


PUBLICIDADE


Bata a cebola com o azeite e os temperos em um processador. Em seguida, una a mistura na carne moída e deixe descansar na geladeira em um recipiente tampado por duas horas. Após o descanso, abra a carne moída em uma folha de papel alumínio e recheie com o milho cozido e o tomate picado. 


Enrole a carne moída em formato de rocambole e ponha em uma assadeira antiaderente. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno a 200 graus por 30 minutos, 15 com papel e 15 sem. Após os 30 minutos, ou quando a carne estiver dourada, retire do forno.


2. Carne moída refogada com legumes

Ingredientes


500g de patinho moído

1 cenoura picada

1 mandioquinha picada

1 chuchu picado

½ cebola picada

Sal e pimenta do reino a gosto

2 dentes de alho

1 colher de azeite

1 xícara de água

Modo de preparo


Refogue o alho e a cebola picada no azeite. Em seguida, adicione a carne moída e tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar. Quando a carne estiver cozida, adicione os legumes e misture até incorporar os ingredientes.


Na sequência, adicione a xícara de água e deixe a panela no fogo médio até que os legumes fiquem macios. Se for preciso, adicione um pouco mais de água. Sirva com arroz e feijão ou macarrão integral.


PUBLICIDADE


3. Hambúrguer de carne moída fit

Ingredientes


500g de carne moída

½ cebola picada

1 ovo

1 colher de sopa de chia

½ xícara de salsinha picada

1 dente de alho

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo


Bata todos os ingredientes no processador, exceto o sal e a pimenta do reino. (Caso não tenha processador, você pode misturar os ingredientes com as mãos em uma tigela). Quando estiver tudo bem incorporado, separe a mistura em cinco partes e comece a moldar em formato hambúrguer. Em seguida, tempere os hambúrgueres com o sal e a pimenta e leve ao forno a 200 graus por 20 minutos. 


Carne se lava? Saiba se é necessário

De acordo com a nutricionista Maiara Souza, não se deve lavar a carne. “Atualmente muita gente lava a carne, mas não é necessário. Na verdade, lavar a carne aumenta mais o risco de contaminação”, enfatiza.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑