Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de abril de 2024

Ação para prevenir estresse e transtornos nos pets em Salvador


Ação para prevenir estresse e transtornos de comportamento nos pets em Salvador 


Tutores precisam evitar situações que geram gatilhos e manter uma rotina focada em cuidados que vão desde alimentação até brincadeiras 



Crédito: Divulgação


O estresse não é uma reação apresentada apenas pelos seres humanos. Quando as causas associadas permanecem por tempo prolongado, como mudanças no ambiente e rotina familiar, falta de socialização adequada e traumas passados, os cães e gatos ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos físicos e emocionais. Isso acaba levando à diminuição da qualidade de vida e ao aparecimento de graves problemas de comportamento. 


 


Com o objetivo de chamar a atenção dos tutores sobre os sinais e alternativas preventivas, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) vai realizar uma ação no último sábado do mês de abril, dia 27. Os serviços de triagem e orientação serão oferecidos na Clivet, localizada no bairro da Boca do Rio, das 8h às 12h. Para participar e ter acesso a informações, basta entrar em contato e efetuar o agendamento por meio do WhatsApp (71) 3203-2649. 


 


Coordenadora da clínica, professora Simone Freitas diz que a ansiedade de separação, agressividade, fobia de ruídos e compulsão por lamber ou morder são as alterações mais frequentes. “Os indícios podem variar entre as espécies, mas a perda ou aumento de apetite, agitação, vocalização excessiva, reações destrutivas, isolamento, mudanças nos hábitos de higiene, tremores, salivação excessiva e diarreia são comuns”, explica. 


 


Estratégias que ajudam a minimizar o estresse 




Estima-se que 70% dos problemas comportamentais em animais de estimação são atribuídos à ansiedade, sendo o estresse um dos principais motivadores. Na tentativa de evitar situações que tendem a comprometer o bem-estar e a saúde dos bichinhos, a professora da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima, traz as seguintes recomendações:  


 


Proporcione um ambiente seguro e enriquecido para o pet expressar seus hábitos;  

Mantenha uma rotina consistente de alimentação, exercícios e descanso; 

Brinque ao menos 30 minutos por dia com o animal, para estimular seu corpo e a mente; 

Forneça lugares confortáveis para que possam se esconder e relaxar; 

Utilize técnicas de treinamento e reforços positivos; 

Busque orientação de um médico veterinário ou especialista em comportamento animal. 

 


Além das dicas, Simone enfatiza que os tutores nunca devem ignorar os sinais, por mais sutis que sejam, e deixar de lado o acompanhamento profissional preventivo. “Sempre que houver programações que envolvem mudança de ambiente ou introdução de um novo membro da família, independentemente da espécie, o ideal é procurar ajuda", afirma a coordenadora da Clivet.  




 


Serviço  


Ação Pet Friendly  


Quando: 27 de abril (sábado)   


Horário: 8h às 12h    


Onde: Clivet UNIFACS (Avenida Jorge Amado, 674 - Boca do Rio, Salvador)  


Agendamento e outras informações: WhatsApp (71) 3203-2649 







0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑