Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de abril de 2024

Boas soluções no décor residencial para esconder o quadro de energia



Além da discrição, elas não comprometem a segurança e acessibilidade no dia a dia 



Nessa sala, a arquiteta Marta Martins estendeu a marcenaria da estante para implementar a mimetização do painel que esconde o quadro de distribuição e o lavabo | Foto: Julia Herman 


A concepção de um projeto arquitetônico se traduz na combinação das questões funcionais com o aprimoramento da estética, mas algumas coisas, em princípio, parecem mais ‘complicadinhas’ para promover essa equação. É o caso do quadro de energia, elemento essencial para garantir a seguridade da instalação elétrica da edificação e que precisa ser acessível para quaisquer eventualidades. 


 


Por ‘destoar’ do décor, a arquiteta Marta Martins explica que é possível encontrar soluções para deixá-lo discreto nos ambientes. “Procuro sempre implementar ideias que o torna imperceptível, mas sem comprometer a rapidez para a sua abertura, quando necessário”, afirma. Acompanhe algumas soluções compartilhadas por ela: 


 


1 - Uso de quadros 


 


Uma maneira prática e moderna para disfarçar o quadro de energia é por meio dos quadros com moldura filete - conhecida por ser fina na frente e ter profundidade para o encaixe, deixando que apenas a imagem escolhida apareça.  


 


Segundo a arquiteta, outra possibilidade é posicionar quadros de fotos, placas decorativas e obras de arte em combinações que trarão um viés mais afetivo para o ambiente. “Essa possibilidade é bacana, pois além de ocultar o item, a decoração ganha em personalidade, profundidade e emoção”, argumenta. 



Nos ambientes residências, a possibilidade de trabalhar com um gallery wall para compor o décor e, ao mesmo tempo, tornar discreto o quadro de distribuição | Projeto da arquiteta Marta Martins | Foto: Thiago Travesso


2 - Portas Decorativas 


 


Além de delimitar os espaços, elas conferem um toque de personalidade ao ambiente.  Para quadros de energia que estão posicionados em lugares reservados e que permitem utilizar essa estratégia, a dica da profissional é incluir portas com acabamentos especiais, padrões ou até mesmo que simulem a textura da parede ao redor. Detalhes como puxadores diferenciados, dobradiças, pinturas artísticas ou relevos também são excelentes recursos. 


 


 3. Móveis Planejados 


 


“Podemos trabalhar com armários ou estantes que se integrem de forma discreta e funcional à decoração do ambiente”, comenta Marta sobre o uso de móveis planejados para esconder o quadro elétrico. Além disso, é importante garantir que esses móveis permitam a ventilação adequada para evitar superaquecimento e garantir a proteção operacional do recurso.  



Um móvel planejado, que envolva o quadro elétrico, é uma opção eficaz. | Projeto da Marta Martins | Foto: Julia Herman 


4. Painéis Deslizantes ou Dobráveis 




Executados em madeira, metal ou outro, são projetados para garantir melhor aproveitamento do espaço e acesso aos quadros elétricos.  



Sem comprometer a decoração, o quadro de luz pode ser camuflado atrás de painéis | Projeto da arquiteta Marta Martins | Foto: Julia Herman 


5 - Soluções práticas  


 


A arquiteta também considera a utilização de adesivos, papéis de parede ou mesmo pintar o quadro da mesma cor que a parede “Além de um meio mais simples, essas ideias podem sim gerar uma uma aparência uniforme e integrada ao ambiente”, complementa. 


 


Atenção com a segurança  


 


Imprescindível para a instalação segura da instalação elétrica, o quadro deve ser feito de material metálico ou não inflamável. No projeto, não deve estar em áreas úmidas e é aconselhável que se mantenha uma distância segura cômodos com o uso de gás. 






 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑