Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Bruxismo: quais as principais opções de tratamento?

Cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz explicam o que pode ser feito para minimizar os danos causados aos dentes


Desordem funcional que provoca o ranger dos dentes de maneira involuntária e pode causar desgaste e até a perda dentária, o bruxismo é uma condição que afeta 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No transtorno, a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono, gerando dores de cabeça e nos músculos do rosto, além de outros problemas.

 

Os cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz ressaltam a importância de reconhecer os sinais e sintomas do bruxismo, pois nem sempre são evidentes. “Muitas vezes, as pessoas que sofrem com bruxismo podem não perceber os sintomas imediatamente, por se manifestarem de forma indireta. Alguns sinais que podem indicar a presença de bruxismo incluem dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça ao acordar. Além disso, o bruxismo pode afetar os tecidos moles da boca, os músculos da mastigação e a articulação temporomandibular. Ao longo do tempo, é comum observar um desgaste progressivo nos dentes”, explicam.

 

É importante enfatizar que, embora o bruxismo não tenha cura definitiva, é possível gerenciar seus sintomas com sucesso. “Através de uma avaliação detalhada e, quando necessário, exames complementares, o dentista pode diagnosticar a condição e recomendar o melhor plano de tratamento para cada paciente”, afirma Danilo Ferraz, ortodontista e protesista.

 

Ele diz também que em alguns casos, pode ser necessária a reposição de dentes ausentes ou a correção de dentes tortos ou mal posicionados, para garantir uma oclusão adequada. “Uma opção comum é o uso de placas oclusais, dispositivos feitos sob medida que são usados durante a noite ou, ocasionalmente, durante o dia, de acordo com a indicação”.

 

“Além disso, nas situações em que o bruxismo está associado a estados de estresse e ansiedade, o tratamento pode envolver a administração de medicamentos prescritos por um médico para ajudar a controlar esses fatores emocionais”, orienta o dentista.

 

Outra medida importante no tratamento do bruxismo é a utilização de placas de proteção dentária, também conhecidas como placas de bruxismo, que ajudam a evitar o contato direto entre os dentes e reduzem as tensões musculares faciais. “Essas placas não apenas protegem os dentes contra desgaste excessivo, mas também ajudam a aliviar as pressões exercidas durante o ranger dos dentes”, esclarece Raphael Cangussu, periodontista e implantodontista.


Quando a pessoa tem bruxismo, uma das consequências é o desgaste dos dentes, ocasionando também um desalinhamento. “Então é importante fazer a reabilitação oral desse paciente, que pode ser alcançada através de diferentes abordagens, como restaurações na coroa e tratamentos ortodônticos”, explica o dentista.


Para complementar o tratamento, pode ser indicado ao paciente explorar métodos de relaxamento que auxiliem na redução do estresse e da ansiedade. “Diversas opções estão disponíveis, como a prática da meditação e da yoga. Além disso, adotar uma rotina de atividade física regular pode contribuir para uma boa qualidade de sono e para a promoção da saúde geral e do bem-estar. Uma sugestão útil é integrar o acompanhamento odontológico com terapias voltadas para o manejo das questões emocionais”, sugere.


crédito foto: freepi

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑