Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Caravana Bahia Sem Fogo, chega a Andaraí


 Iniciativa inédita do Governo do Estado, Caravana Bahia Sem Fogo, chega a Andaraí


Na próxima quinta-feira (11), em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, a cidade de Andaraí, a 423 quilômetros de Salvador, receberá a Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado que visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado. A caravana promoverá um espaço de mobilização e participação da sociedade, com a realização de oficinas e entrega qualificada de materiais socioeducativos, além da distribuição de equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para as brigadas cadastradas.


De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, esse ano, o Governo do Estado chega mais cedo às áreas historicamente afetadas com as queimadas, de uma forma inédita levando ações educativas e de prevenção. “A Caravana Bahia Sem Fogo é uma ação transversal com a participação de diversas secretarias e órgãos do Governo que estão empenhados em construir estratégias eficazes de prevenção, levando em consideração o protagonismo dos atores sociais locais, ou seja, envolver as comunidades que estão na ponta, as primeiras a serem afetadas. Serão investimentos e ações que vão ampliar o poder de prevenção e monitoramento”, destacou.


Durante a Caravana, uma equipe de gestores, educadores e especialistas em meio ambiente, vai percorrer as cidades da Chapada Diamantina, que tiveram ocorrências de incêndios florestais nos últimos anos, promovendo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas, sindicatos rurais, nas sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades envolvidas.


Além de Andaraí, também serão visitados os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lençóis, Mucugê e Barra da Estiva, totalizando 11 municípios na Chapada. No mês de maio, a Caravana seguirá para a região Oeste do estado.


O projeto faz parte do programa de mesmo nome, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).


Incêndios Florestais– Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem em grande parte da Bahia.  A cada ano o programa Bahia Sem Fogo vem aperfeiçoando sua atuação, realizando campanhas anuais de prevenção e fiscalização voltadas para os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado, que estão nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑