Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Cine Biblioteca Mataracira é inaugurada pela Associação Tupã Suriazala


 Cine Biblioteca Mataracira é inaugurada pela Associação Tupã Suriazala


Projeto busca a valorização e difusão da literatura e dos saberes afro-brasileiros para a construção de uma educação antirracista desde a primeira infância


No mês em que é celebrado o Dia do Internacional e Nacional do Livro Infantil, a Associação Tupã Suriazala abre as portas para a inauguração da Cine Biblioteca Mataracira, neste sábado (06/04), a partir das 10h, em Lauro de Freitas. O espaço é dedicado, principalmente, ao público infantil, mas também para todas as pessoas interessadas no fortalecimento da educação antirracista desde a primeira infância. A entrada é gratuita e aberta ao público. 


Durante a manhã de inauguração, além de conhecer a biblioteca, o público irá participar do "Café Literário", um bate-papo com Mameto Laura Borges, além de assistir a exibição de vídeos sobre a fundação da Associação Tupã Suriazala. A história será contada a partir do primeiro momento de construção do terreiro que abriga os saberes ancestrais vindos de África. 


Parte destes saberes estão resguardados também na Cine Biblioteca que leva o nome da Mameto Mataracira, avó de Mameto Laura Borges, que representa a Associação juntamente com Mameto Ijesu. "Mataracira que era Laura Mercês, incentivava a leitura e estudos a todos seus filhos espirituais. Assim deixou seu legado: todos precisam não somente ler e escrever, mas também se enxergar na cultura dos livros de literatura preta", lembra Mameto Laura Borges. 



Sobre a Associação Tupã Suriazala: Espaço de preservação ambiental de cultura e cultivo da religião de matriz africana, atuante desde 2016 e  fundado em 2019, com culto ao Caboclo Pedra Verde. O espaço de suma importância contribui ativamente com a comunidade do Jardim Castelão. A história teve início  na cidade de Lauro de Freitas, a região era habitada por indígenas, os  Tupinambás. Espaço de cultivo e cultura, que desenvolve ações, cursos e oficinas para geração de renda de mulheres pretas, monoparentais, pessoas de comunidades tradicionais, LGBTQIA+ e mulheres quilombolas. Ponto de encontro de culturas e povos, onde são cultivados legados, cultura, sabores e saberes atávicos.


Este projeto foi contemplado no Edital Viva Paulo Gustavo - Fomento ao Audiovisual, promovido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e Secretaria de Cultura do Município, com recursos do Ministério da Cultura da Lei Paulo Gustavo.


 



SERVIÇO:


Inauguração da Cine Biblioteca Mataracira


Data/Hora: 06/04, a partir das 10h


Local: Associação Tupã Suriazala (Rua Edson Gomes da Silva - Jardim Castelão)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑