Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Como declarar empréstimo no Imposto de Renda?

 
Como declarar empréstimo no Imposto de Renda? Especialistas tiram essa e outras dúvidas


Quem solicitou crédito em 2023 deve ficar atento para não errar na declaração; veja documentos necessários e dicas para evitar golpes 


O Imposto de Renda é uma das principais obrigações do brasileiro. Mesmo sendo exigida todos os anos, ainda existem muitas dúvidas a respeito do que declarar. Além do atraso, as pessoas hesitam por não saberem detalhes de como deve ser feita a declaração, especialmente se, ao longo do ano, houve transações como empréstimos (a resposta é sim, eles precisam ser declarados).


Por isso, especialistas defendem que deixar para última hora é um risco, aumentando as chances de o cidadão não se atentar e cair na malha fina. Em 2023, no último dia de enviar a declaração, mais de 500 mil contribuintes não tinham concluído o procedimento, segundo dados da Receita Federal. Neste ano, a entrega poderá ser feita a partir de 15 de março e, se não for finalizada até a data limite, prevista para 31 de maio, pode gerar multas. 


Veja, a seguir, dicas importantes para preencher o IR 2024. Confira: 


Empréstimos devem ser declarados


Todo ano essa dúvida surge em meio à declaração do Imposto de Renda. Empréstimos que ultrapassem R$ 5 mil devem ser declarados, sejam eles pessoais, consignados ou até mesmo o cheque especial.


“Montantes inferiores aos R$ 5 mil estabelecidos pela receita não precisam ser informados. A partir desse valor, é obrigatório constar na declaração. Nesta categoria estão contemplados todos os tipos, incluindo aquela ajuda de parentes e amigos. Lembrando que as duas partes precisam informar a transação”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.


Para fazer a declaração corretamente, basta clicar na opção Dívidas e Ônus Reais, no sistema do IR da Receita Federal, e declarar do que se trata o empréstimo. Também é necessário informar o CPF ou CNPJ de quem tomou, em quantas parcelas foi financiado e o saldo devedor até o dia 31 de dezembro de 2023.


“Em relação ao consignado, concentre-se nas informações das parcelas pagas, não no valor total do empréstimo. Utilize os documentos relacionados a esses pagamentos fornecidos pela instituição financeira”, explica Davi Aragão, consultor contábil e jurídico da iCred, fintech sergipana que facilita o acesso ao crédito e empréstimo pessoal.



Lembre-se das fontes de receita e despesa


Entre os documentos, inclua na declaração todas as fontes de renda, como salários, aluguéis e investimentos, se houver. “Esteja ciente também das despesas dedutíveis, como gastos médicos, educação, previdência privada, entre outras. Eles podem impactar consideravelmente no valor do imposto devido”, completa Davi.



Evite Golpes


Em 2023, a Receita Federal emitiu alertas sobre fraudes durante o período de entrega da declaração. Um exemplo de tentativa de golpe acontecia via e-mail; nela, os criminosos utilizavam indevidamente o nome da Receita Federal, afirmando que ocorreu um erro na declaração e fazendo o uso de links maliciosos. A recomendação da instituição é não clicar em links suspeitos.


“É comum que os fraudadores utilizem-se da falta de instrução dos contribuintes, principalmente a população de faixa etária mais avançada, pois costumam ter menos familiaridade com ambientes virtuais. Fique sempre atento aos meios de comunicação oficiais da Receita, ao Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) e ao site institucional. Para evitar que suas informações sejam usadas indevidamente, não acesse arquivos ou links duvidosos”, conclui Aragão.



Fonte Simplic


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑