Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Como evitar tendinite em crianças e adolescentes?


Ortopedista pediatra explica porque essa inflamação tem crescido cada vez mais entre os mais jovens


A prática intensiva de atividade física, assim como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como computadores, videogames e celulares por crianças e adolescentes, têm contribuído para o aumento dos casos de tendinite entre os jovens. “Essa condição é uma inflamação que afeta os tendões. Anteriormente associada principalmente a adultos, a tendinite está se tornando cada vez mais comum entre os mais jovens principalmente por conta dos hábitos de vida contemporâneos”, explica o ortopedista pediátrico da Clínica CICV, Walter Guimarães.


De acordo com o médico, os fatores que colaboram para o surgimento das tendinites incluem: atividades repetitivas e prolongadas sem períodos adequados de descanso, movimentos forçados, contração muscular excessiva e posturas inadequadas. “Os principais sintomas de tendinite são dor e limitação da mobilidade. No começo, as dificuldades de mobilização, de apoio e de fazer força podem ser indicativos para uma inflamação dos tendões. Esses sintomas podem agravar-se com a persistência das atividades que provocam a tendinite, agravando o quadro e tornando fundamental a intervenção precoce para evitar complicações mais sérias”, frisa.


Como prevenir a tendinite em crianças e adolescentes?


É fundamental incentivar as crianças e adolescentes a praticarem atividade física regular e moderada para melhorar a postura, especialmente considerando o tempo significativo que passam em frente às telas de computador, tablet ou celular. “Além disso, é importante considerar as condições de uso, como a inclinação do teclado, a adequação da cadeira para proporcionar suporte adequado e a altura do monitor para garantir uma postura correta”, afirma o especialista.

Ele diz também que manter uma rotina de exercícios físicos não apenas fortalece os músculos e melhora a mobilidade articular, mas também auxilia na prevenção da tendinite. “É essencial que aqueles que se dedicam a atividades físicas intensas estejam atentos à frequência e intensidade de seus treinos, ajustando-os ao longo da semana para evitar lesões e minimizar o desgaste das articulações. Essa prática deve ser sempre realizada sob a orientação de profissionais da área e após a liberação médica, garantindo segurança e eficácia. Vale ressaltar que a avaliação de um especialista é essencial para investigar a causa da tendinite e excluir doenças mais graves que possam levar a sequelas nas articulações e em outras partes do corpo”.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑