Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de abril de 2024

Confira dicas para ter uma voz mais confiante

 


Dia Mundial da Voz (16/04): Confira dicas para ter uma voz mais confiante


Muitas pessoas enfrentam desafios relacionados à sua voz, sentindo vergonha na sua maneira de falar. Especialista traz dicas para aprimorar a voz


No dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz, uma data que nos lembra da importância desse instrumento fundamental para a comunicação humana. De acordo com Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, a voz é uma ferramenta poderosa de comunicação, capaz de transmitir emoções, personalidade e confiança.


“O tom de voz é mais do que apenas som; é uma expressão da nossa identidade. Ele pode variar de acordo com o contexto e as emoções envolvidas, podendo ser mais agudos (finos) quando o assunto for mais leve e descontraído, mais grave (voz grossa) quando o assunto for mais sério e cuidadoso e médio quando o assunto não tiver um impacto emocional importante”, explica a especialista.


No entanto, muitas pessoas enfrentam desafios relacionados à sua voz, sentindo vergonha ou desconforto com sua própria maneira de falar. Fernanda relata que isso pode ser motivado por uma variedade de fatores, incluindo a percepção de que suas vozes não correspondem às suas características físicas ou preocupações com a forma como são percebidas pelos outros.


“A vergonha da própria voz pode ter um impacto significativo na autoestima e no desempenho em situações de fala pública ou em reuniões. Pode levar a pessoa a se retrair e evitar oportunidades de falar em público, limitando seu crescimento pessoal e profissional. O som que ouvimos em gravações é o mais próximo do som que os outros ouvem, e os exercícios vocais podem melhorar o timbre, trazer mais graves, mais agudos, de acordo com as necessidades”, completa.


A boa notícia é que existem maneiras de superar essa vergonha e desenvolver uma voz mais confiante. A prática de exercícios vocais e técnicas de respiração podem ajudar a melhorar a qualidade da voz e a aumentar a autoconfiança ao falar em público. Fernanda ressalta que a orientação de um fonoaudiólogo especializado em voz pode auxiliar a identificar áreas de melhoria e desenvolver um plano de ação personalizado.


Além disso, a postura e a respiração desempenham um papel fundamental na qualidade e na confiança da voz. Manter uma postura ereta e uma respiração adequada pode contribuir para uma fala mais firme e controlada. “A postura de tronco e de cabeça impactam diretamente na firmeza da voz. Por isso, evite falar com a cabeça inclinada para o lado, ou com a cabeça elevada ou abaixada. Mantenha 90 graus entre o queixo e o pescoço”, esclarece a especialista.


“Portanto, para aqueles que desejam melhorar sua voz e perder a vergonha de falar em público, a chave está em se autoavaliar, praticar exercícios vocais e técnicas de respiração, e buscar orientação profissional. Ao cultivar uma voz mais confiante, é possível alcançar maior sucesso e satisfação tanto na vida pessoal quanto na carreira profissional”, conclui Fernanda.


Fonte:


Fernanda de Morais

Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras


Fonoaudióloga Mestre e Especialista


Instagram: @fe.demorais


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑