Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

 

Dia Internacional do Jovem Trabalhador: IJCPM promove atividades para contribuir com empregabilidade de jovens


Palestra da SPMJ, estímulo ao empreendedorismo e feira de oportunidades estão entre as ações


Amanhã, 24/04 comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, tem o objetivo de chamar a atenção mundialmente para a relevância da inserção de jovens no mercado de trabalho, além de incentivar as empresas a oferecerem a oportunidade do primeiro emprego. 


Dados do IBGE do fim de 2023 apontavam que a desocupação entre jovens com idade entre 18 e 24 anos era de 18%, mais de duas vezes superior à média nacional, que estava em 8,7%. Além da falta de experiência, as baixas remunerações oferecidas nas vagas destinadas aos jovens são desafios.


Como forma de contribuir para mudar esta realidade, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, vertente social do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, todo os anos celebra a data. Este ano, serão promovidas algumas atividades relacionadas ao mundo do trabalho nas duas unidades. Para abertura, no dia 24/04, haverá uma palestra sobre políticas para as juventudes, realizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), das 15h às 17h, no auditório do Instituto JCPM do Salvador Shopping.


No dia 30/04, 30 jovens do IJCPM Salvador Norte participam, das 9h às 12h, de uma atividade de estímulo ao empreendedorismo no Espaço Colabore, dedicado a fomentar negócios de impacto socioambiental, gerido pelo Sebrae e pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS).


Na Feira de Oportunidades, haverá cadastro de currículo e encaminhamentos para vagas. A ação é feita em parceria com IEL, SIMM, SENAC, UNIFACS e Rede Cidadã, com o objetivo de preparar os jovens na transição adequada do mundo escolar para o mundo do trabalho. A Feira será realizada no dia 02/05, no IJCPM Salvador Norte (Estacionamento G1) e no dia 03/05, no IJCPM Salvador Shopping (Estacionamento G2), em ambos das 9h às 12h e das 14h às 17h.


“É primordial sensibilizar as pessoas e as organizações para promover e criar ações ou programas que gerem oportunidades de qualidade para as juventudes”, afirma Naiana Laborda, coordenadora do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social. Em 2023, cerca de 2,5 mil jovens participaram dos cursos gratuitos oferecidas pelo Instituto e cerca de 350 foram inseridos no mercado de trabalho por meio do IJCPM. 


Sobre o Instituto JCPM: O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social - IJCPM atua com iniciativas que visam contribuir com a formação escolar e cidadã e a empregabilidade de jovens moradores das comunidades do entorno dos shoppings onde o Grupo JCPM atua. Em Salvador, este trabalho é feito através de duas unidades: uma no Salvador Shopping, beneficiando jovens dos bairros Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio; e outra no Salvador Norte, para jovens de São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange.  As formações são gratuitas e direcionadas a jovens entre 16 e 24 anos, matriculados ou que finalizaram o Ensino Médio em escolas públicas.  Saiba mais: @ijcpm ou www.ijcpm.com.br

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑