Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Especialista explica as consequências da timidez


Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução



Imagem: Freepik


Pessoas que fazem parte de uma família composta por parentes tímidos têm a tendência de serem mais acanhados. O motivo é que a timidez pode ser capaz de alterar a autopercepção, fator responsável por atrapalhar o convívio com os demais. Dependendo do seu grau, há ainda a possibilidade de ocasionar depressão.


Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, explica os efeitos da timidez. “Ela gera graves consequências ao reprimir as habilidades de interação social. A pessoa não consegue se expressar e vai guardando as informações, até ter crises de ansiedade. Além disso, vai ter dificuldades para dormir porque está pensando nas consequências de sair de casa. Isso é algo muito prejudicial para a saúde", confirma.


Porém, é possível trabalhar na alteração do comportamento de pessoas tímidas. “Fazemos uso da terapia cognitivo-comportamental, na qual o paciente considerado introvertido realiza algumas atividades que desenvolvem suas habilidades sociais. Por exemplo, frequentar uma academia, participar de um curso de oratória ou teatro são recomendações para a pessoa ter uma interação social”, conclui.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑