Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Jovens do espectro autista fazem tour guiado pelo aeroporto

 
Jovens do espectro autista fazem tour guiado pelo aeroporto a partir de parceria entre Salvador Bahia Airport e CRE-TEA


Grupo de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram de visita focada na jornada do passageiro 

Ação aconteceu no contexto do Abril Azul, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre transtorno 


Crédito: Will Recarey/ Salvador Bahia Airport


Abril, 2024 – O Salvador Bahia Airport realizou, em parceria com o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), uma visita guiada com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na tarde da última quinta-feira (25).  


Além de preparar os participantes para futuras viagens de avião, a iniciativa buscou, principalmente, estimular o desenvolvimento desses jovens. Essa também foi uma oportunidade para que eles aperfeiçoassem o repertório de habilidade sociais.   


A atividade - realizada no contexto do Abril Azul, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de conscientizar sobre o tema - teve início com a exposição de informações sobre o aeroporto, administrado pela VINCI Airports desde 2018.   


Assim, em uma apresentação feita pela gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco, os jovens puderam conhecer, na teoria, um pouco sobre o funcionamento, números, profissionais e a rotina do lugar.    


Após a distribuição dos cartões de embarque “de mentirinha” - e das credenciais que permitem acesso às áreas restritas do aeroporto -, a visita teve início. Para começar, as equipes foram conduzidas ao saguão do primeiro andar, onde conheceram os guichês de check-in das empresas aéreas, e foram apresentados a ANA, assistente virtual do Salvador Bahia Airport. A partir da leitura de um QR, com a ajuda da assistente, passageiros e visitantes podem obter informações e orientações de que precisam de forma descomplicada.   


Em seguida, os grupos passaram pelo raio-x, e caminharam pela loja "walking through" até a Praça Tropical, onde os viajantes aguardam antes de entrar na aeronave. No processo, os participantes do tour aprenderam, por exemplo, como consultar nos telões as informações mais importantes para um passageiro:  número do voo, companhia aérea e portão de embarque.   


Antes de acessar no ônibus para conhecer o pátio de aeronaves, o grupo descobriu que algumas pessoas recebem tratamento diferenciado no momento do embarque. São elas: gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com deficiência, além de indivíduos com condições específicas que limitem sua autonomia - como é o caso de passageiros com TEA.   


No pátio, os visitantes puderam ver de perto duas aeronaves. No caminho, passaram pela área de triagem de bagagem e puderam ver alguns dos equipamentos e veículos essenciais para o funcionamento do aeródromo. Ao longo do tour, o grupo aprendeu sobre os procedimentos de segurança adotados pelo aeroporto.  Mas, mais que isso, a excursão buscou contribuir também para o desenvolvimento da autonomia dos participantes durante suas interações sociais.  


"O objetivo desse tour, focado na jornada do passageiro, é fazer com que esses jovens e seus familiares se sintam incluídos e valorizados. Queremos contribuir para o desenvolvimento da autonomia deles, para que se sintam mais confiantes durante suas interações sociais. A inclusão é um valor fundamental para a VINCI Airports, e algo que é levado em consideração também no Salvador Bahia Airport. Queremos que a jornada de todos os passageiros seja sempre a melhor possível", opina Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport.  





Crédito: Will Recarey/ Salvador Bahia Airport


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑