Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Loba-guará Jurema retorna à natureza após onze meses de treinamento


 Loba-guará Jurema retorna à natureza após onze meses de treinamento


Após onze meses recebendo treinamento intensivo para se adaptar às condições da vida selvagem, a loba-guará Jurema foi reintroduzida à natureza nesta quarta-feira (03), no município de Barreiras. Durante esse período no Parque Vida Cerrado, Jurema demonstrou habilidades essenciais para sua sobrevivência na natureza, incluindo forrageamento, caça e demarcação de território. O animal foi resgatado ainda filhote, no Oeste baiano, pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).


Aline Barbosa, bióloga do Inema, explicou sobre o resgate e os procedimentos adotados para o manejo adequado da espécie. Quando recebemos essa demanda em 2021, fizemos o resgate de três filhotes encontrados sem a mãe, em Luiz Eduardo Magalhães. Os animais foram encontrados por funcionários de uma fazenda e foram encaminhados para o Parque Vida Cerrados, que nos contatou para o resgate. Hoje, conseguimos devolver para a natureza um desses filhotes para que ele possa cumprir suas funções ecológicas, como dispersor de sementes nativas, mas também como um controle de pragas, salienta Aline.


Maria Luiza, uma das técnicas que acompanhou o processo de avaliação clínica do animal em Salvador, explica os cuidados que a Jurema recebeu desde que chegou ao Cetas. “Ao receber os animais, foi detectada desidratação, também uma carga alta parasitária e uma anemia relevante que precisava ser tratada. Eles receberam os cuidados necessários para que eles pudessem ser reintroduzidos na natureza. Então eles foram alimentados adequadamente e a partir do momento que eles estavam saudáveis, eles voltaram para o Parque Vida Cerrado, aqui em Barreiras, para dar continuidade a reabilitação”, reforça a técnica do Inema.


Projeto de reabilitação


O projeto de reabilitação e soltura de filhotes órfãos de lobo-guará nos agroecossistemas do oeste da Bahia, iniciado em 2021, conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e do Inema. A ação visa reduzir a perda de espécies devido a impactos humanos e promover o desenvolvimento sustentável na região.


“O projeto envolve diversos parceiros, responsáveis pelos protocolos, como no manejo alimentar, cuidados diários, avaliações, manejo de saúde dos animais e outros aspectos. Essas bases estão sendo construídas para que outras regiões possam desenvolver projetos semelhantes, com conhecimento sobre o que precisa ser monitorado, quais parâmetros considerar e como realizar os cuidados antes e depois da soltura. Essa rede de apoio criada em torno desses animais é fundamental para o sucesso do projeto, explica a coordenadora do Parque Vida Cerrado”, Gabrielle de Rosa.


Rogério Cunha, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) do ICMBio, representando o ICMBio na ação de soltura em Barreiras, destacou a importância da integração de esforços para o bem-estar de todas as espécies. Ele destacou articulação com os gestores do parque para um protocolo de reabilitação e soltura monitorada de órfãos de lobo e a jurema é o último animal previsto para fechar o protocolo, o que permitirá seu uso amplo.


Após a ação de soltura da loba-guará, o Parque Vida Cerrado entregou um filhote de Jaguatirica aos cuidados do Cetas. O animal foi resgatado pelo Parque também na região oeste e, assim como a Jurema, ficará um breve período sendo reabilitado em Salvador para, posteriormente, receber o treinamento intensivo de vida selvagem e estar apto a voltar ao seu habitat natural.


Disque Resgate – O Inema realiza ações de educação ambiental voltadas à proteção da fauna no interior do estado e também presta serviços de resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres. Para acionar o Disque Resgate, basta entrar em contato pelo Whatsapp (71) 99661-3998.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑