Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de abril de 2024

Mau hálito atinge cerca de 30% dos brasileiros



Mau hálito atinge cerca de 30% dos brasileiros; má higienização da língua é uma das causas


 

Tabu para muita gente, o mau hálito atinge cerca de 30% da população nacional, segundo a Associação Brasileira de Halitose. As causas são consideradas multifatoriais, sendo as principais de origem bucal, a exemplo da falta de limpeza na língua, que acumula bactérias diversas, como explica a dentista Leandra Barros, sócia da Clínica Carvalho, em Salvador.

 

“A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que formam uma camada branca e pastosa chamada de saburra lingual. Ela causa mau hálito e vários podem ser os fatores que potencializam o seu surgimento, como escovação incorreta e ineficiente, falta de hidratação, consumo excessivo de álcool, tabagismo, estômago vazio e até mesmo efeitos colaterais de remédios”, detalha Leandra Barros.

 

E como remover a saburra lingual? Após realizar a escovação dos dentes, a dica da especialista é colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova e passar suavemente na língua, iniciando de trás para frente, fazendo uma leve pressão, finalizando enxaguando com água.

 

A dentista ressalta que essa limpeza também pode ser feita com um limpador de língua. “Este instrumento, geralmente feito de plástico flexível e macio, é encontrado em farmácias. Sem a necessidade de creme dental, ele retira a fina camada de detritos. Após a ação, é importante lavar o limpador com água corrente”, orienta Leandra Barros.

 

Frequência e outros cuidados

Sobre a frequência de higienização da língua, a dentista recomenda que o ato seja repetido em todas as ocasiões que o indivíduo escovar os dentes e passar o fio dental, o que acontece geralmente três vezes ao dia. “Encerrou a rotina de limpeza dental, limpe a língua. No mínimo, faça o processo uma vez pela manhã ao acordar e outra à noite, antes de dormir”, conclui Leandra Barros, destacando que outra dica interessante é fazer uso de enxaguante bucal após a assepsia da língua, pois ajudará a hidratar a boca e a exterminar as bactérias adicionais. Visitar o consultório odontológico a cada seis meses também é fundamental.

 


ilustração_freepik.jpg
Imagem: ilustração | Freepik

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑