Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de abril de 2024

MIMB realiza 21 dias de imersão no universo de cinemas negros, em Salvador


 

MIMB realiza 21 dias de imersão no universo de cinemas negros, em Salvador 



Mostra itinerante promove mais de 200 horas de atividades entre 8 e 27 de abril, na capital baiana.  



Em sua 5ª edição, a Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba (MIMB) irá movimentar a cena cultural, audiovisual, social e educacional com a realização de debates, oficinas, masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineasta negras e negros de diversos países. Com atividades totalmente gratuitas, virtual e presencialmente, o festival internacional acontece em Salvador entre os dias 8 e 27 abril. Em edição especial a mostra também marcará presença em São Paulo, com atividades nos dias 4 e 5 de maio. 


           Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, a MIMB promove e democratiza obras cinematográficas produzidas por realizadoras negras e negros da diáspora Africana. Se firmando como ferramenta de transformação social, educativa e política, a mostra abre espaço para que a capital mais negra do país transforme diversos espaços localizados em bairros populares e periféricos, de forma itinerante, em ambientes de troca de conhecimento, compartilhamento de cultura e ampliação de visibilidade de produções negras no setor audiovisual. 


  Jovens, universitários, amantes da sétima arte e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o mercado audiovisual estão entre os participantes das atividades, que também vão contemplar momentos para crianças de 04 a 14 anos. “A MIMB é para todo mundo. Queremos criar uma relação genuína com o nosso público, utilizando o cinema como chave para a transformação. Todas e todos são bem-vindos nas nossas atividades, que são 100% gratuitas”, afirma Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival. Entre os locais destinados a workshops, masterclasses e exibição de filmes estão o Teatro Gregório de Matos, pátio e auditório do Goethe Institut, Sesc Pelourinho, 360 Cajazeiras e o Quilombo Quingoma, na região metropolitana. 



PROGRAMAÇÃO

O evento online acontece de 08 a 16 de abril através de plataformas de salas digitais e no site do festival. Entre os destaques das atividades estão a exibição de filmes nacionais e internacionas selecionados, além do Impulso WAWA ABA e Lab Visão Preta, que vão promover imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que desejam iniciar sua carreira profissional na área. Oficinas de pitching, painéis e masterclasses também fazem parte da programação, que conta com Bethania Maia, Danilo Umbelino, Fabiola Silva, Flávia Santana, Larissa Fulana de Tal, Luana Rocha e Marcelo Lima como mentores criativos das atividades. 


  Presencialmente, entre 17 e 27 de abril, o festival irá promover rodadas de negociações, exibição de filmes presenciais com rodas de conversas, workshops e painéis. Durante a ‘Sessão Telecine’ o filme ‘Ó paí, ó 2’ ganhará novamente a telinha do cinema, em duas sessões gratuitas. Presença confirmada e muito esperada, o cineasta queniano Mohammed Saïd Ouma ministra a masterclass ‘Cinemas Africanos - O Renascimento?’, no dia 25/04. 


  Momentos marcantes e de muita celebração, os eventos oficiais de abertura e encerramento vão contar com sessões de filmes e shows, com apresentações musicais potentes, como Rachel Reis e DJ Nai Kiese (17/04), além da Banda Ifá, com participação de Zé Manoel (27/04). Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e, para alguma delas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através da plataforma Sympla. A programação completa das atividades e o link para retirada de ingressos podem ser consultados no site oficial da MIMB www.mimb.com.br .



NOVIDADE 


  Em sua primeira edição, o MERCAMIMB - que acontece entre os dias 22 e 24 de abril, no Teatro Gregório de Matos e espacos anexos - vai promover rodadas de negociação, com relação direta de venda, network e desenvolvimento de projetos para até 36 produtores negros, quilombolas e indígenas, previamente selecionados. Serão três dias dedicados à troca de experiência, com  expectativas reais de fechamento de importantes contratos. Os players que vão receber as propostas e negociar a exibição das produções nos canais de TV, produtoras e distribuidoras do mercado nacional e internacional são: Estúdios Globo, ⁠DocA, Globoplay, ⁠Conspiração, ⁠Fistaile, Warner Bros Discovery, Telecine, Canal Curta, Paradiso, Trace, Punk, Dia Lab e Nordeste Lab. Para além da negociação, a oportunidade promove ainda um ambiente de consultoria e ação formativa, que visa ampliar a participação afro-produtiva nesse nicho de mercado. Grande novidade desta edição, o MERCAMIMB tem patrocínio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, através do Programa SalCine e do SEBRAE Nacional. 


MIMB EM NÚMEROS

Em sete anos de festival, a MIMB circulou por 15 bairros de Salvador, com ações culturais e formativas de alcance nacional e internacional. Mais de 30 mil pessoas e 400 filmes fazem parte da história das mostras, realizadas desde o ano de 2018, contando com ações gratuitas e idealizadas por mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica.

Totalmente organizado por mulheres negras de Salvador, atuantes da cadeia produtiva cinematográfica, a mostra de cinema é uma realização via Lei Federal de Incentivo à Cultura - Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, com  realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura. Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Tais Amordivino e Julia Morais, assinam a produção executiva, coordenação institucional e curadoria do festival. 



SERVIÇO


O QUE: Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (5ª edição)

QUANDO: 08 a 27 de Abril de 2024 (híbrido - Salvador); 04 e 05 de maio (São Paulo)

QUANTO: 100% gratuito

SITE OFICIAL: MIMB.COM.BR

INSTAGRAM: @OFICIALMIMB

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑