Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Periperi ganha 4º restaurante popular de Salvador


 Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

 

 A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação de vulnerabilidade social. Desta vez, o bairro de Periperi, no Subúrbio, foi beneficiado com a nova unidade, a 4ª a entrar em funcionamento na capital baiana. A estrutura foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e lazer (Sempre), Júnior Magalhães.

 

Com capacidade para oferecer 450 refeições diárias gratuitas, o equipamento se soma aos restaurantes Vida Nova de Pau da Lima, São Tomé de Paripe e Águas Claras, este último entregue pela Prefeitura em março. Agora, com o acréscimo de mais uma estrutura, os espaços chegam a disponibilizar 2 mil almoços por dia, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Os atendimentos são por ordem de chegada.

 

Bruno Reis lembrou que no passado Salvador tinha apenas dois restaurantes populares, criados pelo governo estadual na década de 1990, e que nos últimos 12 anos a Prefeitura já criou quatro unidades. “Mas, prefeito, é só dar alimentação? Não, mas o alimento é algo fundamental. A comida é o primeiro ato, é a primeira etapa de um trabalho que estamos fazendo. A gente precisa, antes de tudo, que a pessoa esteja bem alimentada. E, a partir daí, a gente vai identificar qual é a ajuda que ela precisa para progredir na vida”, explicou.

 

“A pessoa que vier se alimentar aqui será atendida por assistentes sociais, que vão ver se ela está no Bolsa Família ou não, para a gente cadastrar; se ela tem moradia ou não, para a gente cadastrar nos programas habitacionais ou incluir de imediato no Aluguel Social; se ela está com o filho ou filha matriculada na escola ou na creche; se ela pode participar de um curso de qualificação profissional, se a gente pode intermediar, através do Simm, uma vaga de emprego para a ela. Isso, sim, é programa social. As pessoas querem ter a condição de ganhar a vida com o seu trabalho”, completou o prefeito.

 

Localizado na Rua Dr. Almeida, o novo Restaurante Popular Vida Nova de Periperi é 100% climatizado com ar-condicionados, possui sala de apoio, sanitários, bebedouros, cozinha e área de alimentação. O local também faz acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras), ao Cadastro Único (CadÚnico) e a cursos de qualificação profissional.

 

Titular da Sempre, Júnior Magalhães destacou a importância dos restaurantes populares no combate à insegurança alimentar. “Nesta semana, saiu um dado do IBGE muito triste, que coloca a Bahia como o 6º estado de maior insegurança alimentar no Brasil, onde 4 de cada 10 pessoas estão em insegurança alimentar. É um dado muito triste, e ações como esta vêm para amenizar o sofrimento. Aqui, distribuímos refeições nutritivas de forma gratuita, sem nenhuma cobrança, nenhuma barreira de acesso”, disse.

 

Segundo Magalhães, Salvador ganhará até julho mais seis restaurantes. As unidades já estão sendo implantadas nos bairros de Mares, Sussuarana, Fazenda Coutos, Valéria, Pernambués e São Cristóvão. Com isso, a capital baiana terá 10 equipamentos, que juntos vão distribuir quase 5 mil refeições por dia. “Com certeza é o maior programa de combate à fome do Brasil, uma política arrojada da Prefeitura”, comentou o secretário.

 

“Os locais escolhidos para a implantação dos restaurantes foram feitos em cima de critérios técnicos, onde nós estudamos o índice de insegurança alimentar de cada bairro, o índice de famílias em situação de extrema pobreza, e o índice populacional. Só para você ter uma ideia, o Subúrbio terá três restaurantes, pois já temos o de São Tomé, este de Periperi e em breve teremos outro em Fazenda Coutos”, completou Júnior Magalhães.

 

Cardápio – O prato distribuído na inauguração foi feijão, arroz, carne de boi, farofa, salada e suco de manga. A aposentada Valdelice dos Reis, de 82 anos, mora em Periperi numa casa a cinco minutos do restaurante, e comemorou a novidade. “Eu achei uma maravilha, uma benção divina, o cheiro do almoço está indo lá em casa”, disse.

 

“O restaurante está muito bonito e muito bem organizado. Eu estou esperando a emoção descer um pouco pra poder almoçar. Está muito aprovado o cardápio de hoje. O prato bem arrumado, cheirando, com salada, que eu gosto. Agora, eu espero que eu possa vir almoçar aqui todo dia”, completou Valdelice.

 

Já Wagner José Alves de Souza, de 59 anos, é serralheiro e mora em Periperi há mais de 30 anos. “Esse cardápio está maravilhoso, rapaz. Tem acompanhamento de nutricionista, tudo profissional, tudo de bom, para o povo, tudo maravilhoso. Eu quero que continue pra sempre. Porque é uma ajuda muito grande para as pessoas carentes aqui, que tem várias pessoas. E não só as carentes, mas todo mundo, aqui é uma assistência muito boa da Prefeitura”, afirmou.


Fotos: Betto Jr./Secom PMS

/Secom PMS

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑