Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 27 de abril de 2024

Queijos do extremo sul são premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil



 Queijos do extremo sul da Bahia são premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil


Sabor, aroma, textura e aparência exterior e interior. Esses foram alguns dos critérios utilizados por jurados brasileiros e estrangeiros, reconhecidos mundialmente, que avaliaram e premiaram com medalha de bronze três queijos de agricultores familiares do extremo sul da Bahia: o queijo Bahia Maturado do Recanto do Queijo, de Vereda, o doce de leite da Fazenda Matriarca, de Caravelas, e o queijo trançado tradicional do Queijo Flórida, de Lajedão.


Em uma disputa com 2.000 queijos, doces de leite e coalhadas, os queijos premiados no Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, no 3º Mundial do Queijo, realizado em São Paulo, têm o apoio do Governo do Estado em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal e Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Consórcio Construir) por meio da implantação, operacionalização e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), serviço responsável pela inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal. 




Foto: Divulgação/Queijo Flórida

A implantação do SIM nestes locais melhorou os processos e a qualidade dos queijos medalhistas como o Recanto do Queijo, do agricultor familiar Sérgio Porto. “O meu laticínio foi totalmente readequado para receber o selo do SIM e hoje tiro o meu sustento e o da minha família da produção e venda de nove tipos de queijo. Entre as modificações, mudamos toda a planta do laticínio e implantamos barreiras sanitárias, revestimentos e banheiros. O meu sentimento é de gratidão pela medalha e porque a gente consegue ver que o nosso queijo do extremo sul está sendo mais valorizado”, comemorou.


Já o queijo trançado, tradicional de Lajedão, prepara-se para alcançar novos voos com o SIM, em implantação no local. O agricultor familiar Deivid Brito falou sobre a importância dos avanços na comercialização a partir do selo. “Com o selo, vai melhorar muito a qualidade do produto e as vendas, porque nós vamos passar a ser uma queijaria. É muito gratificante para nós essa medalha porque é um reconhecimento de quão forte nós somos aqui no extremo sul”, reforçou Deivid.





Foto: ​​​​​​​Divulgação/Fazenda Matriarca

A secretária executiva do Consórcio Construir, Alessandra Barros, ressaltou a importância dos investimentos da CAR na produção de queijos na região. “O agricultor familiar hoje é legalizado por meio do SIM e acredita no produto dele, graças aos investimentos em parceria com a CAR, tanto na implantação do SIM quanto na entrega do kit queijaria, que aconteceu no Recanto do Queijo. Então, quando a gente chega hoje nos supermercados, padarias e restaurantes e vê o consumo dos produtos certificados, é muito gratificante”, disse . 


No total, por meio da CAR, 163 agroindústrias familiares estão certificadas pelo SIM e 941 produtos estão com o Selo de Inspeção. Destas, 40% são agroindústrias relacionadas aos derivados do leite.


Fonte: Ascom/CAR


TAGSCARConsórcio Construir

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑