Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Salvador é primeira capital brasileira a obter certificação ABNT


Salvador é primeira capital brasileira a obter certificação ABNT de indicadores de cidades inteligentes e sustentáveis


Certificação da capital baiana nas normas ABNT NBR ISO 37120:2021 e 37122:2020, que estabelecem indicadores globais de qualidade de serviços urbanos, qualidade de vida e cidade inteligente, será apresentada no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador


Salvador se tornou a primeira capital brasileira certificada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas nos indicadores internacionais de qualidade de serviços urbanos, qualidade de vida e cidade inteligente estabelecidos pelas normas ABNT NBR ISO 37120:2021 e NBR ISO 37122:2020. Ainda, foi a primeira cidade fora de São Paulo a obter a certificação – até o momento, apenas São José dos Campos (SP), Pindamonhangaba (SP) e Jundiaí (SP) haviam conquistado a chancela da entidade sobre seus indicadores oficiais.


Com um plano de longo prazo voltado à governança e à modernização de serviços e infraestruturas, sob o conceito de cidade inteligente (“smart city”), Salvador vem se destacando, nos últimos anos, com projetos como a infovia municipal, que já levou conectividade resiliente para mais de ... prédios e infraestruturas críticas municipais, o Observatório da Cidade Inteligente, iluminação LED em todos os bairros, videomonitoramento e fiscalização de áreas públicas e grandes eventos, investimentos em ciclomobilidade, veículos elétricos e eletrificação da frota pública, sensoriamento urbano para fins de mitigação de desastres, digitalização do acervo histórico municipal, entre outras iniciativas, cujos resultados e evidências são aferidos pelos indicadores ISO/ABNT e podem ser comparados com cidades de todo o mundo.


A cidade já monitora os indicadores oficiais desde 2020, quando foi elaborado o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), e submeteu, no início de 2024, os resultados e evidências atualizadas à ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ao todo, foram mais de 130 indicadores aferidos e auditados, em temas que perpassam setores como educação, saúde, mobilidade, energia e iluminação pública, esporte, cultura, economia, entre outros.


“As boas práticas de Salvador para construção de uma cidade mais inteligente já vinham sendo reconhecidas, mas a certificação ABNT, inédita em uma capital brasileira, mostra em definitivo que estamos no caminho certo, com a tecnologia a serviço do bem-estar, da atratividade do território e da resiliência dos serviços municipais”, destaca Samuel Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia.


O processo de certificação dos indicadores ISO/ABNT de Salvador foi conduzido pela SEMIT – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, com o envolvimento de todas as Secretarias Municipais e a consultoria da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, especializada no tema. Salvador monitora seu programa de smart city, seus indicadores e mecanismos de governança por meio da plataforma MySmartCity, desenvolvida pela SPIn em parceria com a Scipopulis.


“As normas internacionais auxiliam os gestores municipais, políticos, pesquisadores, empresários, urbanistas, designers, engenheiros civis e outros profissionais a se concentrarem em questões-chave, pacificadas pela comunidade global, além de pôr em prática políticas mais habitáveis, tolerantes, sustentáveis, resilientes, economicamente atraentes e prósperas para as cidades”, explica Iara Negreiros, sócia da SPIn e doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos pela Poli USP.


A certificação de Salvador sob as normas ABNT NBR ISO 37120:2021 e NBR ISO 37122:2020 será apresentada no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, com a presença do diretor de certificações da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, do Prefeito Bruno Reis e outras autoridades convidadas para a solenidade.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑