Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vasos para plantas: como escolher o modelo certo para o seu ambiente



 Vasos para plantas: como escolher o modelo certo para o seu ambiente


O engenheiro agrônomo e paisagista Alex Sá Gomes destaca que a seleção cuidadosa do vaso é importante para o crescimento saudável das plantas e para criar uma estética alinhada com o estilo do ambiente | Fotos: André Luiz Sá Gomes


Com o crescente interesse em trazer a natureza para dentro de casa, as plantas estão cada vez mais presentes nos lares, mesmo em espaços pequenos. Muitas pessoas desejam ter uma plantinha não só para embelezar o ambiente, mas também para trazer frescor e aconchego para dentro de casa. No entanto, surge a dúvida sobre como escolher o vaso ideal para as plantas de acordo com cada ambiente e necessidade.



Segundo o engenheiro agrônomo e paisagista Alex Sá Gomes, a seleção do vaso adequado contribui não apenas para garantir o desenvolvimento saudável das plantas, mas também para realçar a beleza do ambiente. “Assim como há uma variedade de plantas com cores, formatos, tamanhos e espessuras diferentes, também existem diversos vasos disponíveis, com materiais, tamanhos e cores variadas. Por isso, é fundamental escolher um vaso que se adeque tanto à planta quanto ao estilo de decoração presente em sua casa”, enfatiza o especialista, que compartilhou 4 dicas para escolher o modelo certo para a sua planta:



Tamanho adequado

Ao selecionar os tipos de vasos para suas plantas, considere tanto o tamanho da planta quanto o espaço disponível no ambiente. Isso implica avaliar seu porte atual e o potencial de crescimento futuro. Plantas maiores requerem vasos espaçosos para um desenvolvimento saudável, evitando danos às folhas causados pela falta de espaço. Por outro lado, se a planta for pequena e demandar pouco espaço para o crescimento das raízes, você pode optar por vasos pequenos e explorar a variedade de cachepôs existentes no mercado.

  


Material

A escolha do material do vaso varia de acordo com a demanda de água da planta. Alguns materiais retêm a água, enquanto outros a absorvem. “Por isso, é importante considerar as necessidades específicas de cada planta ao escolher o material do vaso, garantindo assim um ambiente propício para o seu crescimento e desenvolvimento saudável”, explica Alex.


De acordo com o paisagista, os vasos de barro ou cerâmica são porosos, o que permite uma troca adequada de ar entre o solo e o ambiente e a capacidade de absorver água do substrato. Isso é essencial para o desenvolvimento saudável das raízes porque ajuda na oxigenação adequada e previne o acúmulo de umidade excessiva. Já os vasos de plástico são conhecidos por sua durabilidade, leveza e praticidade no manuseio. Como retém mais a água, a rega é menos frequente nesses vasos. Existem ainda os vasos naturais, com fibras de coco, e os autoirrigáveis, que se destacam como opção prática e eficiente para quem tem pouco tempo para manutenção.



Drenagem

Alex também destaca que todo vaso destinado a receber uma planta deve ter furos na base. Esse detalhe é crucial para a sobrevivência das plantas, pois permite que a água da rega escoe, evitando que as raízes fiquem sufocadas. No entanto, para evitar a utilização dos tradicionais pratos aparentes ao redor dos vasos, a dica do paisagista é colocar os pratos embutidos dentro dos cachepôs. “Os pratos do lado de fora, além de comprometer o visual, podem acumular água ou areia e sujar o piso na hora da rega. Então o ideal é colocar a planta plantada dentro de um vaso plástico que vai ficar sobre o prato, tudo isso dentro do cachepô”.  


Decoração do ambiente

Vasos feitos de cerâmica, madeira e pedra são ideais para criar uma atmosfera rústica e acolhedora. Por outro lado, os vasos de cimento complementam perfeitamente o estilo industrial. Ao escolher entre essas opções, é importante considerar o estilo geral do ambiente e como os vasos irão complementar o espaço. Independentemente do material escolhido, vasos bem selecionados podem ser elementos-chave na criação de uma atmosfera visualmente impactante em qualquer ambiente.


Crédito fotos: André Luiz Sá Gomes

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑