Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de maio de 2024

4 sinais da menopausa precoce



O acompanhamento ginecológico nessa fase é fundamental para oferecer soluções personalizadas para que a paciente possa viver com liberdade, saúde e bem-estar


A menopausa precoce é o fim permanente da menstruação antes dos 40 anos de idade. Isso ocorre porque os ovários param de liberar óvulos em intervalos regulares e sua capacidade de produzir hormônios diminui, afirma a ginecologista com olhar integrativo da saúde da mulher, Ticiana Cabral. “Com o fim da ovulação, as mulheres não conseguem mais engravidar. Algumas pacientes não apresentam sintomas nessa fase, já outras têm os mesmos sintomas de uma menopausa natural, como ondas de calor e suores noturnos, alterações no humor, secura vaginal, insônia e até mesmo risco aumenta…

[13:09, 16/05/2024] Bela Vista Gabriela: Entenda o tratamento: Jair Bolsonaro recorre a oxigenoterapia hiperbárica para tratar erisipela


Médico Hiperbarista, Gabriel Mendes, explica que a câmara hiperbárica é importante aliada no tratamento de feridas e infecções


Após um quadro de erisipela, o ex-presidente Jair Bolsonaro recorreu a um tratamento de oxigenoterapia hiperbárica (OHB) como parte de seu processo de recuperação. Esta medida vem ganhando destaque como um recurso terapêutico eficaz para tratar lesões semelhantes a essa. A erisipela é um tipo de infecção de pele causada por bactérias que entram no corpo, normalmente, através de feridas ou lesões superficiais. Na maioria dos casos, a doença não traz complicações, contudo, sem um tratamento adequado, há risco de se tornar um quadro generalizado que pode ser fatal.


“Nos casos de Erisipela de repetição, infecção extensa e de progressão rápida no membro inferior ou superior, comprometimento de face e pescoço, evolução com bolhas e principalmente necrose de pele (erisipela necrotizante), ou estado de imunossupressão do paciente, a OHB deve ser iniciada o mais breve possível. Deste modo, o tratamento contribui para o controle mais rápido da infecção, potencializando a ação dos antibióticos, minimizando áreas com potencial de necrose, atuando como um potente antiinflamatório e acelerando a cicatrização da ferida”, explica o médico hiperbarista e sócio do Centro OxyRenova, Gabriel Mendes.


O que é oxigenoterapia hiperbárica? 


A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Nestas condições, o oxigênio produzirá uma série de efeitos terapêuticos, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação dos antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.


Quando é indicada a OHB? 


A OHB tem sido muito utilizada por praticantes de atividade física e atletas de alto nível para uma melhora na recuperação dos músculos e desempenho físico, além do tratamento de lesões como aconteceu com os jogadores Neymar, Hulk e Cristiano Ronaldo. Outra importante indicação é o uso da câmara hiperbárica em pré e pós operatórios, como por exemplo, de cirurgia vascular, ortopédica e plástica (como abdominoplastia, lipoaspiração ou colocação de implante de silicone), melhorando a perfusão tecidual local, auxiliando em uma recuperação mais segura, confortável, rápida e com menos sequelas estéticas. 


Contudo, a terapia hiperbárica também pode ser utilizada de maneira profilática em pacientes diabéticos, tabagistas ou que possuem alguma comorbidade que dificulte o processo de cicatrização. Também é possível o uso em pessoas saudáveis que desejam minimizar os riscos de complicações, além de ter sua recuperação otimizada.


Vale ressaltar que a quantidade de sessões a serem realizadas dependerá de de cada caso, devendo ser avaliado por um médico hiperbarista antes de iniciar o tratamento. Gabriel Mendes é médico com curso de formação em Medicina Hiperbárica e atende no Centro de Saúde OxyRenova, localizada na Avenida Paulo VI, em Salvador, tendo como diferencial ser o único centro de oxigenoterapia hiperbárica com câmeras monoplaces (uso individual), dando maior privacidade e conforto ao paciente.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑