Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Bembé do Mercado celebra 135 anos com manifestação cultural

                  

 

 

Bembé do Mercado celebra 135 anos com manifestação cultural nesta segunda-feira (13)


Com uma programação especial, o ‘Bembé do Mercado’ completa 135 anos. Os festejos acontecerão entre os dias 13 e 19 de maio, com shows, feiras, rodas de conversa, oficinas, exposições, gastronomia, empreendedorismo e muito mais. O “Bembé do Mercado” é uma manifestação cultural que teve início em 1889, por meio do Babalorixá João de Obá, no município baiano de Santo Amaro, como uma homenagem aos orixás em celebração ao fim da escravidão.


A celebração também é considerada uma obrigação religiosa para agradecer a Iemanjá e Oxum, bem como uma tradição dos pescadores que oferecem presentes à Mãe D’Água em gratidão pelas pescarias. Antes de chegar à Festa no Largo do Mercado de Santo Amaro, os terreiros participantes da celebração têm uma preparação com rituais sigilosos de religiões de matriz africana. Já na rua, o Povo de Santo se reúne em um cercado fechado e é acompanhado pela população da cidade e visitantes que observam o maior candomblé a céu aberto do mundo.



O Babalorixá José Raimundo Lima Chaves, conhecido como Pai Pote, que também é presidente da Associação Bembé do Mercado, destaca a importância das atividades, principalmente as educativas que ocorrerão durante a celebração: “Estamos realizando uma intervenção significativa, unindo esforços para além da celebração e visando também iniciativas educativas envolvendo crianças, adultos e idosos de Santo Amaro. Serão promovidas conversas sobre racismo e reconstrução do patrimônio cultural, além de oferecer cursos profissionalizantes em áreas como corte e costura, audiovisual e culinária afro, todos relacionados à cultura popular. Nós, defensores do ‘Bembé’, estamos extremamente felizes com o crescimento e união que estão ocorrendo em prol da celebração”.


Os objetivos propostos para promover e preservar o patrimônio cultural imaterial do “Bembé do Mercado” incluem realizar anualmente essa celebração para fortalecer a identidade e memória cultural da comunidade afro-brasileira. A celebração, que contará com uma programação especial, contém toda a infraestrutura necessária, como palcos, equipamentos de som, iluminação e estruturas de apoio, garantindo a qualidade e segurança dos eventos.


Além disso, busca-se envolver a comunidade local, artistas e grupos culturais na organização e execução das celebrações, promovendo inclusão e diversidade. Por fim, estimular o acesso público às manifestações culturais do Bembé do Mercado por meio de atividades gratuitas, democratizando o acesso à cultura e impulsionando o turismo cultural na região.


A celebração conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do Iphan e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, uma vez que o Bembé do Mercado foi registrado, em 2012, como Patrimônio Imaterial no Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural em Saberes e Modos de Fazer, Eventos e Celebrações, Expressões Lúdicas e Artísticas, e Espaços destinados a Práticas Culturais Coletivas.


Bembé do Mercado 


O Bembé do Mercado é considerado o único candomblé de rua do mundo, manifestação cultural e religiosa, com início em 13 de maio 1889 por iniciativa de João de Obá e seus filhos-de-santo com um Xirê pelo fim da escravidão. A Associação Beneficente Bembé do Mercado é a organização de direito privado que reúne aproximadamente 65 terreiros de candomblé, com a finalidade de preservar os ritos e preceitos presente no Bembé do Mercado. A festa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município de Santo Amaro (2010) Estado (2012) e Patrimônio Cultural Nacional (2019).


Fonte: Ascom/Ipac

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑