Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Cantora Luedji Luna participa de mesa de abertura da 5ª FLIPF

 


Cantora e compositora Luedji Luna participa de mesa de abertura da 5ª FLIPF 


Festa Literária Internacional da Praia do Forte acontece de 16 a 19 de maio (quinta-feira a domingo) e reunirá mais de 100 autores, ilustradores e artistas


“Do mar que nos separa à ponte que nos une” é o tema da mesa de abertura da 5ª FLIPF, que começa oficialmente no próximo dia 16 de maio (quinta-feira), às 19 horas, com a participação da cantora e compositora Luedji Luna (BA/SP), da doutora em crítica literária e cultural, Denise Carrascosa (BA) e mediação da doutora em letras e pesquisadora das autorias negras na literatura, Fernanda Miranda (SP).


A abertura dessa que vem se consolidando uma das festas literárias mais charmosas e respeitadas do país, aborda a travessia irreversível da cultura brasileira pelo Atlântico, por onde chegaram centenas de escravizados, formando a Bahia e todo o país. A mesa convoca as convidadas para uma conversa sobre a herança africana, expressa na música, na dança, na literatura e também no pensamento crítico brasileiro, formando uma ponte imaginária entre continentes.


Com duração até 19 de maio (domingo), a FLIPF parte do tema Dentro do mar tem rio - narrativas e memórias percorridas pelas águas para compor uma programação que convida todo o público a mergulhar nas águas literárias da Bahia, do Brasil e do mundo. São cachoeiras, rios e mares que acionam as memórias de diferentes regiões e comunicam todo um país e também outros continentes. 


O público vai vivenciar as emoções proporcionadas por histórias, poesias, canções, lugares e saberes, trazidos por autores, pensadores e artistas, convidados a participar da festa. O acesso a toda a programação é gratuito. Para acessar a programação completa: https://www.flipf.com.br/


Pelos 4 cantos da vila - Serão 4 dias de uma imersão nas águas literárias que percorrem ruas, espaços e palcos da Praia do Forte. Com programação espalhada pelos 4 cantos da vila, a FLIPF recebe autores baianos, brasileiros e estrangeiros, que vão se desdobrar em diversas atividades: Mesas literárias, bate papos, lançamentos de livros, oficinas, performances e apresentações artisticas. São dezenas de autores consagrados e iniciantes, de todas as idades, dando a sua contribuição para o sucesso da Festa.


O Canto da Palavra, que acontece no Espaço Baleia Jubarte, recebe as Mesas literárias, com nomes como Carla Madeira (MG), Luedji Luna (BA/SP), Gustavo Caboco Wapichana (PR-RR), Denise Carrascosa (BA), Geovani Martins (RJ), Lívia Natália (BA), Pablo L. C. Casella (SP), Socorro Acioli (CE), Jorge Augusto (BA), Aleixo Belov (Ucrânia/BR-BA), Nankupé Tupinambá Fulkaxó (BA), Julia de Carvalho Hansen (SP), dentre outros importantes nomes. 


A partir do tema proposto, "as Mesas irão tratar dessa influência das águas em várias perspectivas desde a compreensão dos oceanos como fronteiras e locais de travessias que constituíram o país até as águas na cosmologia africana e para a astrologia", explica a curadora do espaço, a jornalista e Doutora em Literatura Edma de Góis. 


O espaço Rede Livros, que concentra a produção literária baiana e a Feira de Livros das Editoras e Autores independentes, recebe convidados como Mariana Paiva, Gildeci Leite, Jane Palma, Marcus Vinícius Rodrigues, Evanilson Alves, Deko Lipe, Amanda Julieta, Lília Gramacho, Mavial Melo, Tessa Pisconti, além da premiada escritora chilena Sara Bertrand, entre outros nomes. Bate papo, oficinas, lançamentos de livros, com sessões de autógrafos, e performances são algumas das atividades que serão realizadas no espaço. A curadoria da Rede Livros está a cargo da antropóloga Bárbara Falcón.


O Multiverso FLIPF, com curadoria do escritor e poeta Anderson Shon, tem programação dedicada aos jovens, com a realização de bate-papos, lançamentos,  oficinas e Slam, "tornando o espaço um local para o diverso existir… o Multiverso apresentará autores Lgbt's, Pcd, trans, indígenas, negros, negras, negres,  jovens... a pluralidade também está em seus gêneros, pois passearemos pela poesia, pelo horror, por quadrinhos, games, orixás, origamis... e o bom é que tudo isso cabe no nosso universo, afinal ele é múltiplo, é o Multiverso", explica Shon. 


Passam pelo espaço escritores, ilustradores e artistas como Sued Hosaná, Lorena Ribeiro, Luciene Nascimento, Sofia Oliveira, Ester de Oxum, Ian Fraser, Michelle Oliveira, Dyo, João Mendes, Etiennette Bosetto, Daniel Cesart, além do palestrante Paulo Rogério (único baiano na lista dos 100 futuristas mais importantes de origem africana no mundo), e o escritor angolano Pau de Cabinda, fundador do Afrobooks. O Sarau da Onça também marca presença na 5ª Flipf.


Crianças de todas as idades tem um espaço especial dedicado a elas durante a Festa, o Ninho FLIPF, que acontece no Projeto Tamar. A premiada escritora baiana Emília Nuñez, curadora do espaço, preparou uma programação especial para elas. A criançada é cuidadosamente representada por pessoas que pensam, escrevem e trabalham o universo infantil nas suas trajetórias. O Ninho FLIPF recebe Nini Kemba, Ana Fátima, Amanda Julieta, Sofia Oliveira, Carla Bitencourt, Caroline Feitosa, Luíza Meireles, Juliana Medeiros, os espetáculos "A mulher que matou os peixes" com Maira Lins, o grupo PUMM - Por Um Mundo Melhor, dentre outros. 


Emília afirma que "unir autores, livros e leitores em um lugar cheio de águas e histórias como a Praia do Forte é um convite para um mergulho. E quando uma criança mergulha em uma história, ela vai mais fundo em si mesma, na sua imaginação, na sua natureza humana. Esse é o nosso convite para as crianças e suas famílias no NINHO FLIPF: Vem mergulhar nas histórias!".


A quinta edição da FLIPF, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte, acontece via Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo, o patrocínio da Reviver, Bahiagás e Governo da Bahia, e realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.


SERVIÇO

5ª FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte

Data: de 16 a 19 de maio (quinta a domingo)

Programação gratuita e espalhada pela vila de pescadores

Site: https://www.flipf.com.br/

Instagram: @flipfoficial

Ana Paula Prado (71) 98853-4654 / anapaulaprado68@outlook.com e Tatiane Freitas - Viva Comunicação (71) 99211-5722 / tatiane@interativaviva.com.br


Lei Federal de Incentivo a Cultura 

Livraria oficial: Livraria LDM

Apoio institucional: Projeto Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Associação São Francisco de Assis de Moradores e Pescadores da Praia do Forte, Fundação Garcia D’avila e Turisforte

Apoio: Prefeitura de Mata de São João e Governo da Bahia 

Patrocínio: Reviver, Bahiagás e Governo da Bahia

Realização: Gabiroba Cultural, Trevo Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑