Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Castramóvel em Pirajá realiza castrações de cães e gatos até 2 de maio

 


Castramóvel em Pirajá realiza castrações de cães e gatos até 2 de maio

 

O serviço Castramóvel, que realiza castrações e microchipagem gratuitas de cães e gatos de tutores residentes em Salvador, estará presente em Pirajá até o próximo dia 2 de maio, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deputado Luiz Braga, localizada na Rua das Samambaias, 29. A ação é promovida pela Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

 

De acordo com a diretora da Dipa, Michele Holanda, o bairro foi contemplado para receber a unidade móvel de castração devido à alta demanda na região. "Ressaltamos aos tutores a importância de comparecerem com seus pets para realizar essa cirurgia, durante as duas últimas semanas em que estaremos no local", alerta a diretora.

 

O médico veterinário e responsável técnico do Castramóvel, Augusto Angelim, salienta que poucas cidades no Brasil dispõem desse serviço com excelência. “É importante fazer com que todos os cães e gatos do entorno estejam castrados. A ciência já provou que os animais castrados precocemente vivem mais e melhor, com a prevenção de doenças como câncer de mama, ovário, próstata e infecção de útero. Precisamos estabelecer uma condição de qualidade de vida melhor para os animais e para a saúde pública”, explica.

 

Praticidade – Morador de Águas Claras, Diego Barbosa soube da presença do Castramóvel através de uma publicação nas redes sociais e levou a vira-lata "Sol", de dois anos, para realizar o procedimento. Ele destaca a importância de fazer o controle da natalidade dos animais através da castração.

 

“É uma questão de saúde e controle. Não temos condições de estar criando um maior número de pets e o anticoncepcional, que seria uma alternativa, acaba sendo prejudicial à saúde do animal”, avalia.

 

Samara Dias, moradora de Cajazeiras, levou o rottweiler Théo, de dois anos, para realizar a castração, e disse estar muito grata pela iniciativa da Prefeitura de oferecer o serviço gratuitamente para os animais. “É um procedimento muito caro, ainda mais para cães de raça, e nem todo mundo tem condição de pagar. Além disso, é muito importante para evitar doenças e prolongar a vida do animal”, conclui.

 

Acesso – O agendamento da castração nos Castramóveis é realizado de forma presencial, ou através de outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) habilitadas. O atendimento começa às 8h da manhã e é feito por ordem de chegada, com vagas limitadas.

 

O responsável deverá apresentar ou anexar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência em Salvador e cartão de vacinação antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. A castração de felinos é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto a de caninos, nas terças e quintas-feiras. Os animais devem ter de seis meses até 5 anos de idade e só poderão realizar o procedimento caso estejam em jejum de alimentos sólidos e líquidos, inclusive água, de 10 a 12 horas.

 

A castração feita na unidade móvel preenche todos os pré-requisitos e exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária. Já foram registradas mais de cem mil cirurgias feitas.

 

Mudança de localidade – A partir do dia 6 de maio, o Castramóvel passará a atender em Cajazeiras X, na USF Cajazeiras X. O serviço itinerante muda de bairro a cada dois meses.


Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Secom PMS

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑